Fernando de Noronha volta a registrar casos de Covid-19 após zerar diagnósticos

  • Por Jovem Pan
  • 04/06/2020 15h00
Divulgação/Governo de Pernambuco Fernando de Noronha Fernando de Noronha voltou a ter casos de Covid-19

Fernando de Noronha, em Pernambuco, tem dois novos pacientes confirmados com coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quarta-feira (3). Ao todo, houve registro de 30 casos do vírus na ilha, dos quais 28 estão recuperados. Antes dos casos confirmados ontem, a região tinha conseguido zerar os diagnósticos.

“Estamos fazendo um inquérito sorológico e um estudo de prevalência na ilha. Isso foi importante porque ajudou nesse processo de detecção. Detectamos, então, dois casos ativos, que já estão sendo debelados pela nossa vigilância”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A Administração de Fernando de Noronha explicou que os novos diagnósticos são de uma mulher de 56 anos e de um homem de 50, identificados por um estudo epidemiológico.

Segundo o órgão, as duas pessoas não apresentam sintomas de e cumprem isolamento domiciliar. Outras 18 que tiveram contato com os pacientes confirmados estão em quarentena e serão testadas para a doença.

O arquipélago está realizando uma testagem em massa na população. Na primeira etapa, amostras de 455 voluntários já foram enviadas para observação clínica no Recife. Ao todo, a previsão é de que 900 moradores, entre homens, mulheres e crianças escolhidos aleatoriamente, façam testes para a doença.

As praias de Fernando de Noronha estão com acesso liberado para moradores desde 25 de maio, mantendo isolamento social de dois metros em relação a outros banhistas. Estão proibidas aglomerações com mais de cinco pessoas na ilha. O Aeroporto Wilson Campos segue fechado para voos comerciais por tempo indeterminado.

Com aproximadamente 3,5 mil habitantes, o distrito estadual foi o primeiro lugar do Brasil a estabelecer, entre 20 de abril e 10 de maio, medidas rígidas de isolamento social em combate ao coronavírus. Durante o período, as entradas marítima e aérea foram fechadas para turistas, e os moradores só puderam se deslocar com autorização prévia da administração.

Somado aos diagnósticos de Fernando de Noronha, o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde confirmou 955 novos casos de coronavírus em Pernambuco, totalizando 36.463 diagnósticos de Covid-19. Apesar dos números, a pasta afirma que a tendência do Estado é de queda em relação à taxa de contágio da doença.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.