FHC: ‘Cabe ao presidente nomear diretor da PF’

  • Por Jovem Pan
  • 29/04/2020 20h46 - Atualizado em 29/04/2020 20h54
Agência Brasil fhc FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu, nesta quarta-feira (29), que a indicação do diretor-geral da Polícia Federal é atribuição do presidente da República. Ele não citou diretamente a nomeação de Alexandre Ramagem para a PF feita por Jair Bolsonaro.

Por meio do Twitter, FHC disse que “cabe ao presidente nomear diretor da PF” que os “choques entre poderes não ajudam a democracia”.

“Os choques entre poderes não ajudam a democracia. Acho que cabe ao Pr nomear o diretor da PF. Se o STF mantiver a decisão de afastar o nomeado terá de definir pessoalidade e moralidade pública. A ver os dados e argumentos antes de aplaudir ou rechaçar a decisão provisória”, tuitou o ex-presidente.

Na manhã desta quarta, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a posse de Ramagem como diretor-geral da PF. Pouco antes da cerimônia que contaria com a presença dele, Bolsonaro suspendeu o decreto que o nomeava.

Durante a cerimônia, no entanto, o presidente voltou a defender Ramagem para o posto. Segundo ele, o “sonho de empossar Ramagem vai se concretizar”.

Moraes suspendeu a nomeação do indicado de Bolsonaro atendendo manifestação do PDT após, durante coletiva de imprensa na última sexta, o ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal Sergio Moro acusar o presidente de querer indicar nome próximo para ter acesso à inquéritos. O caso será analisado pelos demais ministros no plenário do Supremo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.