Loja da Havan inaugurada em Belém atrai multidão e é fechada pela polícia; assista

Segundo o governo do Pará, o gerente da megaloja será conduzido pela polícia para prestar esclarecimentos, pelo não cumprimento do distanciamento social

  • Por Jovem Pan
  • 10/10/2020 20h31
Montagem sobre fotos/Reprodução Um vídeo postado no Twitter mostrou a aglomeração das pessoas na inauguração de uma loja da Havan em Belém

A primeira loja Havan de Belém foi fechada pela Polícia Civil na tarde deste sábado, 10, após atrair uma multidão de pessoas durante a inauguração, causando aglomeração. A intervenção ocorre horas após vídeos de centenas de pessoas dentro do espaço viralizarem nas redes sociais. O evento ocorreu no mesmo dia em que o Brasil atingiu a marca de 150 mil mortes por Covid-19. A capital paraense foi uma das mais afetadas pela pandemia no País. Segundo o governo do Pará, o gerente da megaloja será conduzido pela polícia para prestar esclarecimentos, pelo não cumprimento do distanciamento social. “A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que a responsabilidade pela fiscalização no local é da Prefeitura de Belém, mas como o Poder Público municipal não se manifestou, a Sespa enviou ao local uma equipe da Vigilância Sanitária”, diz em nota.

O comunicado ainda informa que o estabelecimento foi notificado pelo não cumprimento das regras indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A Polícia Militar acompanhou a operação. A aglomeração chamou a atenção na cidade também por ser registrada no mesmo final de semana das comemorações do Círio de Nazaré. A 228ª edição teve as procissões canceladas, para conter a disseminação do novo coronavírus entre os fiéis, e será celebrada de forma virtual pela primeira vez. Nas ruas por onde costuma passar o cortejo, o movimento era tranquilo, enquanto, à porta da loja, o fluxo era intenso logo nas primeiras horas do dia. “Quando olhei pela janela do quarto, vi uma movimentação fora do normal de um sábado. Muito carro na rua, ouvi também uns gritos, zoada de buzina. Pensei até que eu estava delirando já que foi cancelada a procissão do Círio Fluvial, que movimenta a Augusto Montenegro no Sábado de Círio, mas quando dei conta, era a população querendo entrar na loja”, contou a administradora de empresas Thelma Lima, de 46 anos, moradora do condomínio Mirante do Parque, localizado em frente da megaloja.

O estacionamento da loja, com capacidade para 550 vagas de veículos, não chegou a ficar totalmente ocupado. No entanto, imagens gravadas por cinegrafistas amadores mostram uma multidão à frente do portão de entrada da loja. Na abertura, após as 9 horas, os clientes se esbarraram uns nos outros para tentar um espaço na área interna do estabelecimento. “Faz tempo que eu não participo de um evento como este. Estava semelhante ao show mesmo. Música, animação, um empurrando o outro, uma verdadeira festa”, disse o estudante Thiago Barros, de 18 anos, que esteve no local. Ainda nas imagens dos celulares, é possível ver jovens, idosos e crianças sem o uso de máscaras, que é obrigatório no estado, por determinação de decreto estadual.

Com a unidade Belém, a rede de departamento chega à marca de 150 megalojas no País. Outro atrativo na inauguração foi a transmissão em um telão de um vídeo feito pelo apresentador Silvio Santos, em razão do aniversário do empresário Luciano Hang, proprietário da loja de departamento e que, nos últimos meses, fez declarações em que minimizou a pandemia. No palco do evento, o empresário usava traje de carimbó, dança típica do Pará, ao lado de bailarinas da cultura local. Procurada, a Prefeitura de Belém disse que a “responsabilidade quanto a contenção e distanciamento das pessoas é de responsabilidade dos administradores” por ser um espaço privado. Além disso, alegou que todos devem cumprir o decreto 95.955/2020 que autoriza a aplicação de multas e advertências no caso de descumprimento e recomenda que o comércio tome medidas para evitar aglomerações. “Todas as autoridades públicas municipais que tiverem ciência do descumprimento das normas deste Decreto deverão comunicar os órgãos de segurança, que adotarão as medidas de investigação criminal cabíveis”, afirmou em nota.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.