Operação investiga corrupção e desvios em construção de estradas em MT

  • Por Jovem Pan
  • 17/06/2020 09h48
Dikran Junior/Estadão Conteúdo A operação busca reprimir crimes de fraude licitatória, desvio de recursos públicos (peculato) e corrupção ativa/passiva em municípios do estado

A 3ª Fase da Operação Tapiraguaia foi deflagada nesta quarta-feira (17). Na ação, comandada pela Polícia Federal (PF) com apoio do Ministério Público Federal (MPF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), nove medidas cautelares expedidas pela Justiça Federal estão sendo cumpridas em Cuiabá, capital do Mato Grosso, em São Félix do Araguaia e Serra Nova Dourada.

A operação busca reprimir crimes de fraude licitatória, desvio de recursos públicos (peculato) e corrupção ativa/passiva em municípios do estado. De acordo com a PF, em 2014, o município de Serra Nova Dourada firmou convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a construção de estradas e pontes que beneficiariam o Projeto de Assentamento Bordolândia. O projeto, estimado em cerca de R$ 1,4 milhão, não foi concluído até março de 2017.

“Tais fatos resultaram em enormes prejuízos ao erário em razão do pagamento de quantidades maiores que as efetivamente executadas. Além disso, novos pagamentos eram feitos à outra empresa contratada, tendo em vista a anterior ter abandonado a obra sem ressarcir os cofres públicos”.

Os bens dos investigados foram apreendidos e permanecerão à disposição da Justiça. Além disso, os suspeitos foram afastados de suas funções e estão proibidos de contratar com o poder público.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.