Autoridade italiana diz que número de infectados pode ser 10 vezes maior

  • Por Jovem Pan
  • 24/03/2020 10h53
EFE/EPA/ALESSANDRO DI MARCO rrelli foi questionado se havia sentido em seguir divulgando os números de contágios e de óbitos diariamente

O número de infectados pelo novo coronavírus na Itália pode ser dez vezes maior do que o divulgado oficialmente, chegando a 600 mil — segundo admitiu o chefe da Defesa Civil do país, Angelo Borrelli, em entrevista publicada nesta terça-feira (24) pelo jornal La Repubblica.

“Por cada contagiado atestado, há dez não registrados”, admitiu o funcionário público que é o responsável por anunciar diariamente os dados colhidos pelas autoridades locais.

Até o momento, de maneira oficial, a Itália contabiliza 63.927 casos e 6.077 mortes em decorrência da infecção pelo novo coronavírus. O total de pacientes que receberam alta é de 7.432.

Borrelli foi questionado se havia sentido em seguir divulgando os números de contágios e de óbitos diariamente, e confessou que já avaliou o tema, que recebeu pedidos para parar, mas que considera um dever do governo tornar públicas as informações que obtêm.

“Podem ser dados imperfeitos, mas desde o primeiro dia, prometi dizer a verdade. É um compromisso que tenho com o país. Se pararmos, nos acusarão de esconder as coisas”, explicou.

Segundo os dados divulgados ontem por Borrelli, o número de mortes nas 24 anteriores ao fechamento do boletim foi de 602, o que representaria a segunda queda consecutiva. A infecção está ativa em 50.418 pessoas.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.