Drone submarino da Coreia do Norte é capaz de provocar ‘tsunami radioativo’; conheça

‘Arma secreta’ de Pyongyang foi colocada sob a água em frente à província de Hamgyon do Sul, no dia 21 de março; ela é capaz destruir frotas ofensivas e portos operacionais importantes do inimigo

  • Por Jovem Pan
  • 30/03/2023 12h51
KCTV / AFP Tsunami radioativo Pyongyang testou drone submarino de ataque nuclear que pode provocar 'tsunami radioativo'

A Coreia do Norte testou na semana passada um novo drone submarino de ataque nuclear capaz de desencadear “um tsunami radioativo” e culpou os recentes exercícios militares conjuntos entre Coreia do Sul e Estados Unidos pela deterioração da segurança na região. Durante as manobras, o Exército norte-coreano ativou e testou o novo sistema de armamento, cujo objetivo é ‘provocar um tsunami radioativo em larga escala’ com uma explosão submarina. A agência estatal norte-coreana explicou que o equipamento pode ser implantado em qualquer costa e porto, ou ser rebocado por um navio de superfície para o seu funcionamento. A missão desta arma é “infiltrar-se secretamente nas águas operacionais e provocar um tsunami radioativo de grande escala e destruir frotas ofensivas e portos operacionais importantes do inimigo”, disse a agência de notícia estatal KCNA. Esta ‘arma secreta’ foi colocada sob a água em frente à província de Hamgyon do Sul, no dia 21 de março, dois dias depois, foi detonada uma ogiva de teste. O líder norte-coreano Kim Jong Un supervisionou este exercício e garantiu que servia de alerta aos Estados Unidos e à Coreia do Sul.

No ano passado, Pyongyang realizou um número recorde de testes militares. Analistas externos contestam as alegações da mídia estatal. A ideia de Pyongyang ter “um drone submarino com capacidade nuclear deve ser recebida com ceticismo”, disse Leif-Eric Easley, professor da Universidade Ewha de Seul. “As reivindicações de Pyongyang por novos sistemas de armas nem sempre equivalem a uma demonstração confiável de sua capacidade”, acrescentou.  Em mensagem no Twitter, o analista Ankit Panda não descartou que o anúncio seja “uma tentativa de engano ou uma operação psicológica”. Contudo, Cheong Seong-chang, do Instituto Sejong de Seul, alerta que se forma verdade, é difícil ver como Seul “poderia responder a uma nova arma norte-coreana tão formidável que pode destruir completamente os principais portos operacionais do Sul”. A informação da KCNA afirma que “Pyongyang está mais do que disposta a usar suas armas nucleares táticas a qualquer momento”, disse An Chan-il, um desertor norte-coreano que se tornou pesquisador.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.