EUA: Em novembro ou dezembro saberemos se vacinas na fase 3 são eficazes

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos lembrou que há três candidatas apoiadas pelo governo americano na fase 3 de ensaios atualmente

  • Por Jovem Pan
  • 08/09/2020 16h36
EFE/EPA/SIPHIWE SIBEKO Algumas vacinas contra a Covid-19 estão na Fase 3

Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, afirmou nesta terça-feira, 8, que será preciso esperar até novembro ou dezembro, a fim de se saber se as vacinas para Covid-19 na fase 3 de testes clínicos são ou não eficazes. A declaração foi dada durante entrevista à emissora PBS, na qual Fauci disse que seria “improvável” termos essa resposta já no início de novembro. Fauci lembrou que há três candidatas apoiadas pelo governo americano na fase 3 de ensaios atualmente, para se determinar sua segurança e eficácia. “Estou cautelosamente otimista”, comentou, dizendo que essa percepção se baseia nos dados preliminares disponíveis. Ele lembrou também que há outras candidatas que devem começar em breve a fase 3 de testes, a última, o que reforça seu otimismo.

No caso das vacinas já na fase 3, ele disse que até o fim deste mês a primeira fase desse teste deve estar concluída, com mais um mês ou um mês e meio para a aplicação de uma segunda dose. “Por isso projeto que até novembro ou dezembro saberemos se são ou não eficazes”, comentou. Questionado se poderia haver uma vacina já em 3 de novembro, dia da eleição presidencial americana, ele afirmou que isso seria “improvável”.  Fauci ainda disse que alguns locais nos EUA se saem melhor na pandemia. O país como um todo, porém, “precisa se sair melhor”, avaliou.

Nesta terça-feira, a Rússia informou que liberou a sua vacina contra a Covid-19 para a população. Em comunicado, o Ministério da Saúde russo afirmou que o primeiro lote da Sputnik V, vacina desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, passou nos testes de qualidade e foi liberada para a comunidade civil. O começo da testagem, no entanto, não teve data especificada.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.