Encontro entre o presidente Lula e ditador Nicolás Maduro é cancelado

Petista está na Argentina participando da 7ª cúpula da Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac)

  • Por Jovem Pan
  • 23/01/2023 13h02 - Atualizado em 23/01/2023 17h18
TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO Lula Presidente Lula está na Argentina para participar da 7ª cúpula (Celac)

O encontro entre o presidente Luis Inácio Lula da Sila (PT) e o ditador da VenezuelaNicolás Maduro, que estava marcado para acontecer nesta segunda-feira, 23, às 16h, foi cancelado. O compromisso foi retirado da agenda oficial do petista que está na Argentina para participar da 7ª cúpula da Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac). A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto. “Confirmamos o cancelamento do encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolás Maduro”, disseram. Segundo funcionários do Itamaraty ouvidos pelo site da Jovem Pan, o encontro entre os líderes teria sido cancelado por desencontro de agendas. Supostamente houve uma mudança no horário do voo do Maduro e por isso não vão conseguir se encontrar. Também foi informado não haver informações sobre um possível encontro futuro entre eles. A proximidade do petista com o chefe de Estado venezuelano já foi criticado anteriormente pela proximidade com líder venezuelano. Há a expectativa de que Lula também tenha um encontro com Miguel Díaz-Canel, chefe do regime de Cuba, mas ainda não há confirmação.  A volta do Brasil à Celac, da qual se retirou em 2020, é tema emblemático no sentido da reinserção do Brasil em sua própria região. A Cúpula ocupará manhã e tarde da agenda da terça-feira, 24.

No começo da tarde, Lula e o presidente argentino, Alberto Fernández, assinaram uma declaração conjunta entre os dois países e fizerem uma entrevista coletiva, onde falaram sobre a retomada das relações entre os dois países. “Vamos reconstruir aquela relação de paz e produtividade de dois países que nasceram para crescer, se desenvolver e dar melhores condições para seu povo”, declarou Lula. “Voltei para fazer bons acordos com a Argentina e melhorar aquilo que falta para que os dois países possam crescer economicamente”, acrescentou. Fernández, que abriu a reunião, declarou que a relação entre os países vai durar por várias décadas, e ressaltou seu apoio ao chefe de Estado do Brasil e a democracia. “A Argentina sempre estará ao seu lado e não permitirá que nenhum delirante ponha em perigo as instituições brasileiras. Não vamos permitir que nenhum fascista se aposse da soberania popular”, disse.

lula e fernadez (1)

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (L) e o presidente argentino Alberto Fernandez (R) posam para uma foto após a assinatura de um acordo no palácio presidencial Casa Rosada em Buenos Aires em 23 de janeiro de 2023 │Luis ROBAYO / AFP

Os dois presidentes também aproveitaram o momento para falar sobre a ausência de Nicolás Maduro na Celac. “É uma inquietação mais da imprensa que da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos”, declarou Fernández acrescentando que não tem o poder de vetar a participação de países-membros. Lula, por sua vez, declarou que não sabia se Maduro iria comparecer à cúpula, mas deixou claro que Brasil vai reestabelecer relações diplomáticas com a Venezuela. “Vamos reestabelecar a relação civilizada entre dois estados livres e independentes e a Venezuela vai voltar a ser tratada normalmente como todos os países são tratados”, declarou.

Confira agenda completa de Lula para esta segunda-feira:

10h30 – Cerimônia de oferenda floral no Monumento ao Libertador General José de San Martín
11h00 – Reunião com o Presidente da República Argentina, Alberto Fernández
12h15 – Cerimônia de assinatura de atos
12h40 – Declaração à imprensa
13h15 – Almoço de trabalho oferecido pelo Presidente da República Argentina, Alberto Fernández
15h00 – Cerimônia de abertura do Encontro Empresarial Brasil-Argentina
15h30 – Cumprimentos às representantes das Mães e Avós da Praça de Maio
19h15 – Inauguração da Mostra Fotográfica Povos Originários – Guerreiros do Tempo, de Ricardo Stuckert
19h30 – Apresentação musical em celebração à Irmandade Brasil-Argentina

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.