EUA estudam proibir americanos de usar o TikTok e outros apps chineses

Segundo Mike Pompeo, usuários dos aplicativos chineses entregam dados ao Partido Comunista do país

  • Por Jovem Pan
  • 07/07/2020 10h41 - Atualizado em 07/07/2020 17h53
Divulgação Segundo Mike Pompeo, usuários do TikTok entregam dados ao Partido Comunista do país

O governo dos Estados Unidos está estudando a possibilidade de banir o uso do aplicativo TikTok e de outras redes sociais chinesas no país. Em entrevista à Fox News, o secretário de Estado, Mike Pompeo, disse que usuários das plataformas entregam informações privadas “nas mãos do Partido Comunista chinês”.

“Estamos levando isso muito a sério e certamente estamos analisando a questão. Nós trabalhamos nesse tema há muito tempo”, afirmou, recusando-se a dar detalhes das medidas para não se adiantar a anúncios do presidente dos EUA, Donald Trump. “Em relação a aplicativos chineses nos celulares das pessoas, posso garantir que vamos fazer o certo”, declarou.

As declarações ocorrem em meio à escalada das tensões entre as duas maiores economias do planeta. Washington acusa Pequim de ter errado na resposta inicial ao coronavírus e de ter permitido que a doença se espalhasse pelo mundo.

Os americanos também estão insatisfeitos com a decisão dos chineses de impor uma lei de segurança nacional sobre Hong Kong.

O que diz o TikTok

O TikTok é liderado por um CEO americano, com centenas de funcionários e líderes-chave em segurança, produtos e políticas públicas nos EUA. Não temos outra prioridade senão promover uma experiência de aplicativo segura e confiável para nossos usuários. Nunca fornecemos dados dos usuários ao governo chinês e nem o faríamos se solicitado.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.