Desde março, mortes pela Covid-19 aumentaram na Europa, diz OMS

  • Por Jovem Pan
  • 28/05/2020 10h59
EFE/EPA/Peter Foley coronavírus

Desde o início de março, morreram cerca de 159 mil pessoas a mais do que era esperado em 24 países europeus. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (28) por uma uma representante da Organização Mundial da Saúde (OMS). Do número uma “proporção significativa” está ligada à Covid-19.

Até o momento, mais de 2 milhões de pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus na Europa, um aumento de 15% nas duas últimas semanas. Rússia, Turquia, Bielorrúsia e Reino Unido lideram as novas infecções, informaram autoridades europeias da OMS.

Embora o número de mortes em excesso leve em conta todas as causas de mortalidade, Katie Smallwood, uma especialista em emergências da OMS, disse que o aumento nos óbitos mostra o impacto da doença. “O que vimos muito claramente é o que pico de mortalidade em excesso corresponde ao pico da transmissão da Covid-19 nesses países. Isso nos dá uma indicação muito boa de que uma proporção significativa dessas mortes em excesso está ligada e se deve à Covid-19”, “, disse Smallwood aos repórteres.

Smallwood disse ainda que os países precisam ter ferramentas robustas de detecção de doenças e sistemas de exame e rastreamento em funcionamento, para ajudar a impedir uma possível “segunda onda” da epidemia.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.