Presidente da Comissão Europeia é a mulher mais poderosa do mundo, segundo a Forbes

Ursula Von Der Leyen aparece no topo da 19ª lista da publicação, que aponta 100 nomes, e inclui Christine Lagarde, Kamala Harris, Giorgia Meloni e Nancy Pelosi

  • Por Jovem Pan
  • 07/12/2022 12h13
JOHN THYS / AFP Ursula von der Leyen Ursula Von Der Leyen, presidente da Comissão Europeia

A revista norte-americana Forbes elegeu a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, a mulher mais poderosa do mundo em 2022. Segundo a publicação, Von Der Leyen ocupa o topo da lista com outras 100 grandes mulheres em um momento decisivo para a Europa e por ser “a face do maior enredo de 2022: mulheres atuando como defensores da democracia”. “A invasão não provocada de Vladimir Putin à Ucrânia foi um momento decisivo para a Europa. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, aceitou o desafio. Uma semana após o início da guerra, ela anunciou três grandes sanções econômicas contra a Rússia – proibindo transações com seu banco central, fechando o espaço aéreo para viagens aéreas russas e proibindo agências de notícias pertencentes ao Kremlin”, explica a revista. “Em um ano marcado por turbulência econômica, guerra na Ucrânia e a persistente pandemia de Covid-19, a primeira mulher a liderar a Comissão Europeia se manteve firme e forte (…) Sua influência é única – ninguém mais na lista formula políticas em nome de 450 milhões de pessoas”, completou. A lista é a 19ª já divulgada pela Forbes, uma vez por ano.

Entre diversas frases de Von Der Leyen destacadas na publicação, a Forbes relembra quando ela posicionou a importância da Europa no atual contexto de guerra, pandemia e e crise econômica: “Trouxemos a força interior da Europa de volta à superfície. E vamos precisar de toda essa força”. A lista conta ainda com Christine Lagarde (2ª), presidente do Banco Central Europeu; Kamala Harris (3ª), primeira mulher negra a ocupar o posto de vice-presidente dos Estados Unidos; a conservadora Giorgia Meloni (6ª), primeira mulher a assumir o posto de primeira-ministra da Itália; Nancy Pelosi (25ª), presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, que neste ano fez polêmica viagem a Taiwan; além de outros nomes conhecidos como Melinda Gates (6ª), Oprah Winfrey (24ª), Rihanna (73ª), Taylor Swift (79ª), Beyoncé Knowles (80ª), Shonda Rhimes (93ª) e Dolly Parton (96ª).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.