Conheça Edmilson Costa, candidato à Presidência pelo PCB
Edmilson Silva Costa é candidato à Presidência pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) nas eleições de 2026. A vice em sua chapa é Cleusa Santos. Edmilson é economista, professor universitário e dirigente político. Nasceu em Pedreiras (MA) em 1950. Graduou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1974.
Ingressou na militância política durante o regime militar, nos anos 1970. Ao longo da década de 1980, colaborou na redação do jornal Voz da Unidade, veículo de imprensa ligado à atuação comunista.
Obteve o título de Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas em 1996 e também é pós-doutor pelo Instituto de Filosofia e Ciências na mesma instituição. Em 1992, foi uma das figuras ativas do movimento de “Reconstrução Revolucionária do PCB”, opondo-se à dissolução do partido e à criação do Partido Popular Socialdemocrata (PPS).
Assumiu o cargo de Secretário-Geral do Comitê Central do PCB em outubro de 2016, tornando-se o representante legal e político da legenda perante os órgãos eleitorais.
Concorreu à prefeitura de São Paulo em 2008 e chegou a concorrer à vice-presidência em 2010, na chapa com Ivan Pinheiro. O PCB oficializou sua candidatura em fevereiro, apresentando uma plataforma focada no “Poder Popular”, na ruptura com o sistema financeiro e em oposição à política de conciliação de classes.
Assuntos
continue lendo
Política
Domingos Sávio mira o Senado após mais de três décadas na política mineira
Candidato do PL aparece com 13% das intenções de voto, mesma porcentagem do senador Carlos Viana, que busca a reeleição
- PGR pede para arquivar depoimento de Vorcaro em que ele diz ter sofrido supostas ameaças Jovem Pan · há 9 horas
- CCJ do Senado aprova PEC da Segurança Pública Fernando Keller · há 14 horas
- Lula comemora aprovação da Escala 6×1 na CCJ: ‘Vitória importante’ Jovem Pan · há 14 horas
- Flávio Bolsonaro minimiza encontro de Mendonça com Vorcaro: ‘cortina de fumaça’ Estadão Conteúdo · há 15 horas