Filipe Martins é absolvido por gesto supostamente racista em live
O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Filipe Martins, foi absolvido nesta sexta-feira, 15, após ser acusado de fazer um gesto racista relacionado aos supremacistas brancos dos Estados Unidos. Durante uma audiência virtual em que o Senado ouvia o então ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo, sobre a aquisição de vacinas contra a Covid-19, em 24 de março, Martins teria feito um gesto com a mão formando as letras W e P, iniciais de White Power (poder branco, na tradução literal), usado por grupos racistas norte-americanos. O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos acatou argumentação do advogado João Manssur e considerou que não era possível estabelecer ligação entre o gesto de Martins e os que são feitos por extremistas.
“Pelo fato de não haver um único elemento que indique tal crime, senão a própria narrativa da autoridade policial e do Ministério Público Federal, que, conquanto mereçam todo respeito, não possuem força probatória em si. Não há como se presumir que o sinal feito pelo Filipe teria alguma conotação relacionada a uma ideologia adotada por grupos extremistas, e inexistem elementos contextuais que demonstrem tal intenção criminosa”, afirmou Manssur. Dessa forma, o juiz julgou improcedente a ação, “tendo em vista que o fato narrado, evidentemente, não constitui crime”.
[jp-related-posts ids=”1172815,1172746,1172755″]
continue lendo
Política
‘Na época deles, bandido virou banqueiro; no meu, prisioneiro’, diz Lula sobre gestão Bolsonaro
O chefe do Executivo comentou sobre o escândalo do Banco Master e dos descontos em benefícios do INSS durante comício em Porto Alegre
- Caso Master: Mendonça retira sigilo de casos ‘Dark Horse’, Jaques Wagner e Ciro Nogueira Júlia Mano · há 7 horas
- TSE rejeita por unanimidade o registro de candidatura de Pablo Marçal Agência Brasil · há 7 horas
- Mendonça amplia retirada de sigilos e libera processos cobrados pela PGR no caso Master Matheus Alleoni · há 7 horas
- Lula e Flávio empatam como os mais rejeitados com 46%, diz Datafolha Jovem Pan · há 8 horas