Lei do licenciamento ambiental: Marina Silva afirma que governo busca equilíbrio entre ecologia e economia
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse nesta sexta-feira (8), que o governo está buscando equilíbrio para que “ecologia não brigue com economia”, ao anunciar 63 vetos na lei do licenciamento ambiental, que dividiu alas do governo. “Desde que o licenciamento saiu do Congresso, ficamos em estado permanente de reunião”, declarou em coletiva de imprensa.
Ela explicou que existem instrumentos no licenciamento que trazem inovação, mas há “problemas” que precisam ser corrigidos no texto. Já presente em alguns Estados, a Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC) foi vetada para atividades com potencial médio de poluição.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Esse instrumento possibilita que o solicitante encaminhe, via internet, a documentação exigida pela legislação para avaliar se a atividade está sob o parâmetro ambiental. O texto aprovado pelo Congresso estabeleceu que a LAC poderia ser entregue ao interessado quando a atividade ou o empreendimento for de pequeno ou de médio porte e, simultaneamente, de baixo ou médio potencial poluidor.
“Não haverá licenciamento ambiental monofásico ou simplificado”, declarou a ministra, argumentando que os procedimentos de verificação de potencial poluidor devem ser mantidos. “A participação de setores sociais demonstra como a questão ambiental é estratégica”, disse. Marina Silva comentou ainda que “mais de 70% da opinião pública” brasileira estava preocupada com os efeitos desta lei.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carol Santos
[jp-related-posts ids=”2033920″]
Assuntos
continue lendo
Política
Quem venceu o debate da Globo, Lula ou Flávio? Veja análise da Jovem Pan
Último confronto entre os presidenciáveis antes do segundo turno teve troca de acusações e discussão de propostas; comentaristas da Jovem Pan avaliaram o desempenho dos candidatos
- ‘Ou mantemos a democracia funcionando ou teremos um miliciano governando o país’, diz Lula Sarah Américo · há 3 horas
- Mãe de Ana Clara vai a debate da ‘Globo’; morte da menina é tratada por Lula e Flávio Jovem Pan · há 3 horas
- Flávio diz que vai reajustar, mas não irá privatizar Petrobras, Caixa e BB: ‘fake news’ Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Lula diz que Flávio desrespeita povo pobre do país: ‘Chamou Bolsa Família de bolsa farelo’ Júlia Lara · há 4 horas