Lula comemora aprovação da Escala 6×1 na CCJ: ‘Vitória importante’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou nesta quarta-feira (2) a aprovação do fim da Escala 6×1 na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado Federal. Com o texto pronto, a votação deve seguir para ser deliberada no plenário.
“Vitória importante! Só falta mais esse passo para os dois dias de descanso semanais e a jornada de 40 horas se tornarem realidade para milhões de trabalhadores e trabalhadoras do nosso país. Seguimos mobilizados!”, escreveu Lula em suas redes sociais.
Mais cedo, a CCJ do Senado aprovou o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 221/2019, que prevê o fim da escala de trabalho 6×1. A proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e agora precisa passar pelo plenário do Senado para avançar.
O texto estabelece a redução da jornada máxima semanal de 44 para 40 horas, sem redução salarial, e prevê dois dias de descanso remunerado por semana. A mudança seria feita de forma gradual.
A votação na CCJ ocorreu de forma simbólica, sem registro nominal dos votos. Os senadores Rogério Marinho (PL-RN), Jaime Bagattoli (PL-RO), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Tereza Cristina (PP-MS) pediram que fosse registrado que votaram contra a proposta.
Antes da votação, o relator, senador Omar Aziz (PSD-AM), rejeitou 36 emendas apresentadas ao texto. Entre elas estavam propostas da oposição que buscavam manter a possibilidade da jornada de seis dias de trabalho por um de descanso.
Assuntos
continue lendo
Política
Record cancela debate presidencial após Lula e Flávio recusarem convite
Emissora afirmou que os dois presidenciáveis com mais de 35% das intenções de voto informaram que não compareceriam ao encontro, previsto para domingo (27)
- PGR se manifesta a favor de ‘Débora do Batom’ ir para semiaberto Jovem Pan · há 27 minutos
- STJ nega pedido de habeas corpos para Milton Leite e mantém prisão temporária Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Quaest: Raquel tem 41% e João Campos, 39% na disputa pelo governo de PE Jovem Pan · há 3 horas
- Quaest: Celina tem 33%, Grass 21% e Arruda 17% na disputa pelo governo do DF Jovem Pan · há 3 horas