Motta indica presidente e relator de comissão especial para PEC da Segurança Pública
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta quarta-feira (3) o deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA) como presidente da comissão especial criada para debater a PEC da Segurança Pública (PEC 18/25). O parlamentar Mendonça Filho (União-PE) foi designado como relator.
Por meio de suas redes sociais, Motta justificou que os dois têm “ampla experiência na área, o que garantirá um debate técnico e qualificado”. “A segurança pública é uma prioridade desta Casa e do povo brasileiro”, afirmou também o presidente da Câmara.
A PEC é uma das principais propostas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o tema e aguardava a criação do colegiado desde julho, quando foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Na CCJ, o relator também foi Mendonça Filho.
Segundo aliados de Motta, a operação Carbono Oculto, deflagrada no fim de agosto contra a infiltração do crime organizado na economia formal do país, deu impulso à tramitação. Agora, a PEC será analisada na comissão especial, que avaliará possíveis alterações no texto, antes de seguir para o Plenário.
A proposta amplia as atribuições da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e inclui na Constituição o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e os fundos nacionais de financiamento do setor.
Ela também reforça a autonomia dos Estados no combate ao crime, o que foi uma demanda de governadores. No começo de julho, Mendonça Filho alterou a redação do governo ao retirar trecho que dava competência exclusiva à União para definir normas gerais de segurança pública, defesa social e sistema penitenciário.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Na análise da CCJ, que decidiu sobre a admissibilidade do projeto, ele foi aprovado com 43 votos sim e 23 votos não. No PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, a rejeição foi unânime. Já no União Brasil, legenda de Mendonça Filho, quatro dos seis deputados presentes na comissão foram contrários.
[jp-related-posts ids=”2050863,2050860″]
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório
Assuntos
continue lendo
Política
Flávio diz que não foi ao debate porque quer debater com Lula: ‘Destruindo o Brasil’
Candidato publicou um vídeo nas redes sociais próximo ao fim do debate
- Renan agressivo, Caiado ponderado, ‘Cury péssimo’: quem venceu o debate? Jovem Pan · há 2 horas
- Lula diz que conversa com Trump já deu frutos Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Lula diz que irá anunciar o fim da ‘taxa das blusinhas’ na quarta com Acolumbre Jovem Pan · há 2 horas
- Ausentes, Lula e Flávio protagonizam 1º debate e são atacados por candidatos Pedro Vilas Boas · há 3 horas