Turistas brasileiros relatam tiros, ‘encapuzados’ e civis com facões ao atravessar fronteira da Venezuela
Um grupo de 31 turistas brasileiros, que estavam no Monte Roraima, um dos principais destinos de turismo de aventura na Venezuela, atravessou a fronteira para o Brasil na noite deste domingo (24). A operação só foi possível após negociação do Itamaraty.
O grupo estava detido desde que a fronteira entre os dois países foi fechada, na noite da última quinta-feira, 21, por determinação do ditador Nicolás Maduro. Ele quer evitar a entrada de ajuda humanitária oferecida pelo Brasil.
Antes de serem liberados, os turistas passaram por uma inspeção na Guarda Nacional Bolivariana, força policial da Venezuela, e alguns relataram ter ouvido tiros durante horas seguidas e civis encapuzados fazendo uma espécie de barreira.
Os brasileiros conseguiram atravessar com caminhonetes e entraram no Brasil por Pacaraima. Segundo relatos dos turistas, a estrada estava completamente bloqueada por pessoas encapuzadas e algumas utilizavam facões como ameaça aos que tentavam atravessar.
Na chegada ao Brasil, eles foram recebidos pelo Exército brasileiro, que fez inspeção médica em todos e ofereceu refeições. Os conflitos na fronteira durante o final de semana deixaram dois mortos e pelo menos sete feridos, que foram atendidos no Brasil.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Trump promete atacar o Irã com ‘muita força’ se país estiver envolvido com atentado em voo
O copiloto teria agredido o comandante antes que os passageiros conseguissem impedir a queda do avião
- Protestos estudantis na França deixam 65 feridos e quase 2 mil detidos Europa Press · há 39 minutos
- Expectativa de vida recupera quase o nível anterior à pandemia de covid, diz OMS AFP · há 46 minutos
- Trump não acredita que Netanyahu tenha sido avisado sobre o 7 de outubro Estadão Conteúdo · há 17 horas
- Nasa lança missão Crew-13 com 4 astronautas à Estação Espacial Internacional Júlia Lara · há 18 horas