Candidato com pendência na Justiça Eleitoral é o mais votado ao governo de RR
O candidato Arthur Henrique (PL) terminou neste domingo (21) a eleição suplementar ao governo de Roraima na frente do atual chefe do Executivo estadual, Soldado Sampaio (Republicanos), e de Nelita Frank (PT). No entanto, o resultado não será proclamado até uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do Supremo Tribunal Federal (STF).
A medida é necessária porque a candidatura de Arthur Henrique está “sub judice” após uma reclamação no STF. Em decisão favorável ao questionamento, o ministro Flávio Dino derrubou norma do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) que flexibilizou o prazo de desincompatibilização para o pleito para até 24 horas após a convenção partidária que lançou o nome do candidato.
Dino argumentou que o prazo não pode ser flexibilizado e deve respeitar a data-limite de três ou seis meses, a depender do cargo, definida na Lei das Inelegibilidades. Por caber recurso à decisão do magistrado, Arthur Henrique concorreu como candidato “sub judice”.
Com 100% das urnas apuradas, o resultado ao Executivo de Roraima é:
- Arthur Henrique: 160.004 (60,87%);
- Soldado Sampaio: 93.897 (35,72%);
- Nelita Frank: 8.948 (3,40%).
A eleição suplementar em Roraima foi convocada após o TSE declarar o ex-governador, eleito em 2022, Antonio Denarium inelegível por oito anos e cassar o mandato do vice, Edilson Damião. Ambos foram condenados por abuso de poder político e econômico no último pleito geral.
Além da disputa em Roraima, houve eleição suplementar em cinco municípios. Em Reginópolis (SP), venceu João Paulo (PSD). Em Tuiuti (SP), Careca (União Brasil). Em Joviânia (GO), Elisberto da Retro (Podemos). Em Amparo da Serra (MG), Aila da Farmácia (Avante). Em Bonito de Minas (MG), Miqueias Figueiredo (Republicanos).
Assuntos
continue lendo
Política
Nicoletti e Teresa Surita são eleitos senadores por Roraima
Eles obtiveram 22,68% e 19,24% dos votos válidos, respectivamente
- Em vídeo selfie, Lula convoca eleitores às ruas contra Flávio: ‘Para impedir o retrocesso’ Nícolas Robert · há 21 minutos
- Bancada do Agro organiza caravana nacional em apoio a Flávio Bolsonaro Estadão Conteúdo · há 43 minutos
- Paes diz que fará campanha para Lula, mas rejeita posição de ‘vassalo’ Jovem Pan · há 1 hora
- Novo oficializa apoio a Flávio Bolsonaro no 2º turno Jovem Pan · há 1 hora