TCU entrega ao TSE lista com 9.700 nomes que podem ser impedidos de concorrer nas eleições municipais
O TCU (Tribunal de Contas da União) entregou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma lista com aproximadamente 9.700 nomes de pessoas com contas irregulares. A Justiça Eleitoral analisará se os candidatos incluídos nesta lista poderão concorrer nas eleições municipais de outubro. A lista relaciona indivíduos que tiveram problemas com a gestão de dinheiro público nos últimos oito anos, com contas julgadas improcedentes. Os juízes eleitorais utilizarão essas informações para verificar a elegibilidade dos candidatos previstos para as eleições municipais deste ano. A determinação pode impedir que uma pessoa se candidate ou assuma um cargo eletivo.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A lista inclui gestores que não prestaram contas ao tribunal, praticaram atos lesivos aos cofres públicos ou desviaram recursos. Pela legislação, pessoas com esse tipo de condenação não podem se candidatar a cargos eletivos. O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro, e o segundo turno, se necessário, ocorrerá em 27 de outubro, apenas em municípios com mais de 200 mil eleitores. Neste ano, os brasileiros escolherão novos prefeitos e vereadores.
*Com informações de Henrique Carmo
[jp-related-posts ids=”1686746,1682995″]
continue lendo
Política
Como funciona o horário unificado de votação nas eleições brasileiras
A regra implementada pelo Tribunal Superior Eleitoral sincroniza a abertura e o fechamento das urnas em todo o país para blindar a apuração contra fraudes informacionais.
- Entenda o imbróglio em torno do debate presidencial da Globo Júlia Mano · há 6 horas
- Lula diz que Flávio é ‘desqualificado’: ‘Vira-lata, traidor da pátria’ Júlia Lara · há 7 horas
- ‘Lula usa amigos do Judiciário para impor censura ao debate’, diz Flávio Bolsonaro Sarah Américo · há 8 horas
- Lula sobre não ir aos debates: ‘São infrutíferos, o pessoal começa a fazer gracinha’ Júlia Lara · há 8 horas