JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Morning Show | 10h00 - 12h00
Mundo

Lula se encontra com o presidente boliviano Luis Arce em Santa Cruz de la Sierra

Chefe do Executivo brasileiro destacou a recente tentativa de golpe no país vizinho e a resposta positiva da população em defesa da democracia

Felipe Cerqueira

Após marcar presença na cúpula de líderes do Mercosul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Bolívia para uma série de compromissos importantes. Ele está em Santa Cruz de la Sierra, onde participará de reuniões com o presidente boliviano, Luis Arce, além de encontros com movimentos sociais e empresários dos dois países. Na chegada ao país vizinho, Lula mencionou que ainda não sabe se encontrará Evo Morales, desafeto político de Arce, apesar de ambos serem do mesmo partido. O presidente brasileiro destacou a recente tentativa de golpe na Bolívia e a resposta positiva da população em defesa da democracia. Aliados do petista destacaram a visita após a insurgência de parte do Exército boliviano. Para o ex-deputado federal Marcelo Freixo, presidente da Embratur, este é um “momento importante para o fortalecimento democrático na América Latina”. “Há 12 dias, a Bolívia enfrentou uma tentativa fracassada de golpe de estado, o que torna essa visita ainda mais significativa”, disse.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Lula também participou da reunião do Mercosul, onde a Bolívia foi oficialmente aceita no bloco econômico, após a ratificação dos demais membros e do Congresso boliviano. A ausência notável foi do presidente argentino, Javier Milei, que, segundo Lula, perdeu a oportunidade de entender melhor os interesses do bloco. Além dos compromissos políticos, há negociações em andamento sobre um gasoduto entre Brasil e Bolívia. Anteriormente controlado pela Petrobras, o sistema de tubulação foi nacionalizado por Evo Morales e agora está sob controle estatal boliviano. Empresários brasileiros destacam a necessidade de gás natural e os altos custos atuais, o que torna as novas tratativas essenciais. O presidente Lula deve retornar a Brasília no final da noite de hoje.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin

[jp-related-posts ids=”1657231,1657078″]