Chile começa a contabilizar vota para conhecer novo presidente
O Chile começou, na noite deste domingo (14), a contabilizar os votos da eleição para conhecer o seu novo presidente. Os chilenos escolhem o sucessor de Gabriel Boric entre a comunista moderada Jeannette Jara, que representa uma coalizão de esquerda, e o ex-deputado de extrema-direita José Antonio Kast, amplo favorito nas pesquisas.
As seções eleitorais para o segundo turno das eleições presidenciais no Chile começaram a fechar neste domingo às 18h locais (mesmo horário em Brasília). O Serviço Eleitoral (Servel) espera uma contagem rápida dos votos. Cerca de 16 milhões de eleitores foram chamados a votar de maneira obrigatória, pela primeira vez com uma multa de até 100 dólares (R$ 527, na cotação atual).
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_4anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Kast, fundador do Partido Republicano e favorito nas pesquisas, prometeu um “governo de emergência” para combater o crime organizado, enquanto Jara busca dar continuidade às políticas do presidente cessante Gabriel Boric, em cujo governo atuou como ministra do Trabalho.
[jp-related-posts ids=”2087455,2078500″]