Após reunião com Bolsonaro, CFM autoriza hidroxicloroquina para início de sintomas de Covid-19
Após reunião com o ministro da Saúde, Nelson Teich, e o presidente Jair Bolsonaro, o Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou o uso da hidroxicloroquina para pacientes com sintomas iniciais do novo coronavírus.
O encontro no Palácio do Planalto contou com a presença do presidente do CFM, Mauro Luiz Britto Ribeiro, para a apresentação de um estudo sobre o uso do medicamento no combate à doença.
Ressaltando que não existe comprovação científica da eficiência do medicamento para tratamento da Covid-19, a hidroxicloroquina foi autorizada para pacientes com sintomas iniciais da doença – desde que haja a comprovação de que não se trata de uma gripe comum, H1N1 ou dengue.
A administração do remédio também passa a ser autorizada em casos menos graves da doença. O Conselho destacou ainda que o medicamento também poderá ser receitado em ambiente domiciliar.
Na reunião, Ribeiro entregou ao presidente e ao ministro da Saúde um parecer do Conselho sobre a administração do medicamento para pacientes positivos para o novo coronavírus.
Bolsonaro defende o uso da cloroquina no tratamento da doença antes mesmo da demissão de Luiz Henrique Mandetta da pasta da Saúde, que divergia do presidente e pedia cautela na prescrição do medicamento.
Usada para o tratamento da malária, a droga ainda está em fase de testes sobre sua eficácia contra o novo coronavírus, segundo o próprio CFM.
A cloroquina já é autorizada em pacientes graves infectados pela Covid-19 como uma alternativa terapêutica com autorização da família. Ribeiro destacou que não se trata de uma recomendação do CFM, mas sim de uma autorização para que os médicos administrem o medicamento.
Assuntos
continue lendo
Política
Moraes autoriza retomada de visitas a Bolsonaro; Flávio segue suspenso
O prazo para a volta das visitas, após proibição do ministro, acabou no dia 17 de agosto
- Justiça mantém prisão de seguranças investigados por morte de ciclista no Rio Agência Brasil · há 5 horas
- Apostador de Blumenau (SC) leva prêmio de R$ 57 milhões da Mega-Sena Agência Brasil · há 6 horas
- Morre veterinária atacada por cachorro no canil do Senado Federal Agência Brasil · há 24 horas
- Violinista Elisa Fukuda é feita refém em assalto em SP e tem instrumentos italianos roubados Estadão Conteúdo · há 1 dia