Governo exonera general do cargo de secretário especial do Esporte
O governo exonerou o general Marco Aurélio Costa Vieira do cargo de secretário especial do Esporte, vinculado ao Ministério da Cidadania, comandado por Osmar Terra. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (18), que não trouxe o nome do novo titular.
Nos bastidores, ventila-se a possibilidade de que o general tenha saído porque era necessário dar lugar ao MDB, com a nomeação de João Manoel Santos Souza, do Maranhão, ligado ao ex-presidente José Sarney. Santos Souza é filho do ex-senador João Alberto, que, atualmente, preside o MDB maranhense.
Na semana passada, o ministro Osmar Terra, que também é do MDB, tentou minimizar as especulações e disse que “por enquanto” não haveria mudança. “Precisamos botar o bloco na rua. Nossa dificuldade é juntar três ministérios em um e fazer funcionar lá na ponta. Não tem de ficar mudando secretários. Tem é de fazer eles trabalharem e todos estão”, afirmou, reconhecendo, no entanto, que “há um jogo de interesses, de bastidores”, sem especificá-los.
O general Marco Aurélio Vieira esteve reunido com o presidente Jair Bolsonaro no último dia 8, sem a presença do ministro. Osmar Terra, por sua vez, esteve com Bolsonaro no final da tarde do mesmo dia. “Ele tinha uns assuntos dele, específicos, para tratar com o presidente”, desconversou o ministro na ocasião.
As mudanças na pasta começaram a ser discutidas no contexto da ampliação da base partidária do governo no Congresso, no momento em que o Palácio do Planalto tenta conseguir os votos necessários para a aprovação da proposta de reforma da Previdência.
*Com informações do Estadão Contéudo
Assuntos
continue lendo
Brasil
Justiça condena 99 a indenizar vítima estuprada após ser deixada na rua por motorista de app
A decisão, proferida pela 32ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte, determinou que a empresa custeie integralmente os tratamentos psicológicos e psiquiátricos da vítima até sua alta definitiva
- Justiça proíbe Meta de usar conteúdo jornalístico sem autorização Estadão Conteúdo · há 7 horas
- O que diz a Pec da Segurança Pública? Jovem Pan* · há 9 horas
- Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos Agência Brasil · há 12 horas
- Segunda morte é confirmada após muro desabar em SP; vítima é um homem de 43 anos Estadão Conteúdo · há 14 horas