JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal da Manhã – 1ª Edição | 05h00 - 07h00
Thiago Uberreich

Mauro Ramos de Oliveira, capitão na Copa de 1962, exaltava o futebol ofensivo

Em entrevista à Jovem Pan, o ex-jogador relembrou a conquista do bicampeonato

Thiago Uberreich

Os jogadores Pelé (e) e Mauro posam para foto durante treino da seleção do Brasil durante a Copa do Mundo de 1962
Campeonato Mundial de Futebol de 1962 no Chile ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Mauro Ramos de Oliveira (1930-2002) foi um dos maiores zagueiros da história do futebol brasileiro e mundial. Na Copa de 1958, na Suécia, ficou na reserva de Hideraldo Luis Bellini, mas quatro anos depois, no Chile, assumiu a titularidade absoluta, apesar das críticas e de contestações da imprensa e da torcida. Coube a ele erguer a Jules Rimet no bicampeonato. 

Jogador clássico, nasceu em Poços de Caldas, Minas Gerais. É um dos maiores nomes da história do São Paulo e do Santos. Tinha o apelido de “Marta Rocha”, referência à lendária Miss Brasil, em razão do estilo técnico dentro de campo e por se vestir bem fora dos gramados. 

Revirando os arquivos da Jovem Pan, encontrei uma entrevista que ele concedeu a Wanderley Nogueira, às vésperas da Copa de 1978, na Argentina. Já aposentado dos gramados, o capitão relembrou o título em 1962. Para ele, os jogos contra a Espanha e Inglaterra, na campanha vitoriosa, foram os mais difíceis. Mauro recordou que a ausência de Pelé, contundido na segunda partida, deixou a seleção preocupada. Entretanto, Amarildo, substituto do Rei, deu conta do recado.

[cta-selector name=”model3″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_JPEsportes.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029Va9wMgZD8SE3UbBwem2u” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Assim como em 1958, o chefe da delegação brasileira era Paulo Machado de Carvalho, dirigente esportivo e proprietário da Rádio Panamericana, hoje Jovem Pan. A entrevista está no link abaixo.

[jp-related-posts ids=”2025995,1942506″]