Não é só no Brasil: Clubes revelam casos de Covid-19 no dia da abertura do Francês

Delicada, a situação lembra bastante o que aconteceu no futebol brasileiro nos últimos dias

  • Por Jovem Pan
  • 21/08/2020 15h36
AS Monaco/DivulgaçãoO Monaco confirmou um caso positivo de Covid-19 antes da estreia no Campeonato Francês

A poucas horas do jogo de abertura do Campeonato Francês, dois clubes da primeira divisão revelaram nesta sexta-feira, 21, novos casos de Covid-19 em seus elencos. Monaco e Lens, que vão entrar em campo no domingo, 23, pela primeira rodada, informaram que têm um jogador cada infectados com o novo coronavírus. O Monaco não revelou o nome do atleta infectado, mas garantiu já ter avisado às autoridades da Ligue 1, que organiza o Campeonato Francês. No domingo, a equipe vai receber o Reims em seu estádio em seu primeiro jogo na competição. Já o Lens identificou publicamente o caso positivo. Trata-se do zagueiro Jonathan Clauss. De acordo com o técnico Franck Haise, o atleta está sem sintomas e já está isolado dos demais jogadores da equipe. De volta à primeira divisão, o Lens estreará contra o Nice, fora de casa.

A situação lembra bastante o que aconteceu no futebol brasileiro nos últimos dias. Logo na primeira rodada da Série A, o jogo entre Goiás e São Paulo teve de ser suspenso porque dez atletas do time esmeraldino haviam testado positivo para Covid-19. Já na segunda rodada, o Atlético-GO recebeu o aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para escalar quatro jogadores que haviam sido infectados pelo novo coronavírus há menos de 14 dias para encarar o Flamengo, em Goiânia. A decisão, é claro, gerou muita controvérsia e foi bastante criticada.

O Campeonato Francês tem início hoje, com a partida entre Bordeaux e Nantes. No sábado, 22, serão mais dois jogos, e, no dia seguinte, quatro partidas serão disputadas. As demais serão realizadas somente em setembro, por envolver times que estão ou estavam disputando partidas na Liga dos Campeões e na Liga Europa. Ou porque tiveram casos de Covid-19 no elenco. O Paris Saint-Germain, atual campeão francês, vai disputar a final da Liga dos Campeões no domingo, contra o Bayern de Munique. Por isso sua estreia na competição nacional foi adiada para 16 de setembro, contra o Metz. No dia 15, jogará o Lyon, eliminado na semifinal da mesma competição europeia. O time vai visitar o Montpellier.

Primeiro adiamento

O primeiro jogo adiado do Francês foi justamente o que deveria abrir o campeonato, nesta sexta, envolvendo Olympique de Marseille e Saint-Étienne. Mas quatro casos de Covid-19 no elenco do time de Marselha forçaram a mudança na data para 17 de setembro. Assim, Bordeaux x Nantes foi antecipado de sábado para esta sexta, sendo o responsável pela estreia da competição.

*Com informações do Estadão Conteúdo