Histórico! Paranaense supera feito de Guga e se torna brasileiro mais jovem a conquistar um ATP
Thiago Seyboth Wild está na história do tênis brasileiro. Neste domingo, o paranaense de 19 anos se tornou o mais jovem jogador do País a vencer um torneio da elite mundial ao ganhar o ATP 250 de Santiago, no Chile. Na decisão, ele passou com autoridade pelo norueguês Casper Ruud, 38º colocado do ranking mundial, por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 4/6 e 6/3.
Até este domingo, o recorde pertencia a Gustavo Kuerten, o Guga, que tinha 20 anos quando conquistou o primeiro de seus três títulos de Roland Garros, em junho de 1997. Além disso, Thiago é o primeiro jogador nascido no ano 2000 a vencer um evento do circuito da ATP.
A conquista do paranaense é a primeira de um brasileiro em um torneio da ATP desde 2015, quando Thomaz Bellucci foi campeão em Genebra, na Suíça. Ele colocou seu nome neste domingo na lista de jogadores do Brasil que conquistaram pelo menos um título do circuito mundial. Além de Guga e Bellucci, a lista é composta por Thomas Koch, Carlos Alberto Kirmayr, Luiz Mattar, Jaime Oncins, Fernando Meligeni e Ricardo Mello.
Com a vitória, Thiago vai dar um salto no ranking mundial. Ele começou o evento de Santiago, do qual participou como convidado, na 182ª colocação e nesta segunda-feira, quando a classificação será atualizada, vai aparecer na 113ª, a melhor de sua curta carreira – até a competição chilena, o paranaense só havia vencido dois jogos em torneios da ATP.
Diante de um jogador que recentemente conquistou o título do ATP de Buenos Aires, Thiago era o azarão. E ele não começou bem, cometendo muitos erros e sendo quebrado em seus dois primeiros games de saque. Para sorte dele, Ruud também não estava muito firme e foi quebrado no primeiro game de serviço.
Depois de passar muito sufoco, Thiago cresceu no fim do primeiro set e viu o europeu sentir a pressão. No 12.º game, Ruud errou demais, perdeu seu saque e permitiu ao brasileiro fechar em 7/5
No segundo set, os dois jogadores cresceram e a partida ficou bem equilibrada, com poucas oportunidades de quebra. No único deslize que cometeu, Thiago perdeu o serviço e Ruud fechou a parcial em 6/4.
Sendo tão jovem, seria natural que o brasileiro desabasse no set decisivo, mas não foi o que aconteceu. Ele quebrou o saque de Ruud logo no começo e conseguiu manter seu serviço até o fim da partida sem muitas dificuldades. Em uma demonstração de maturidade precoce, Thiago fechou o jogo no nono game sem perder um ponto sequer, surpreendendo quem esperava que ele ficasse nervoso com a situação.
Born to be WILD 🤟🇧🇷@thiagoswild becomes the youngest Brazilian ATP Tour title winner ever, beating Ruud 7-5 4-6 6-3 in Santiago! pic.twitter.com/R04fAHSP2T
— Tennis TV (@TennisTV) March 1, 2020
* Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Outros Esportes
Alison dos Santos bate recorde mundial dos 400m com barreiras em Zurique
O brasileiro fez 45s80 e conquistou o seu quinto título no circuito de Diamond League de 2026
- Legado Brasileiro na IndyCar: A Trajetória dos Campeões e Ídolos do Automobilismo Jovem Pan · há 1 semana
- F1: Norris vence GP da Holanda e conquista segunda vitória consecutiva Jovem Pan* · há 2 semanas
- F1: Verstappen bate nas primeiras voltas e abandona prova na despedida de Zandvoort Estadão Conteúdo · há 2 semanas
- Serena Willians volta ao US Open para atuar com Carlos Alcaraz nas duplas mistas Estadão Conteúdo · há 2 semanas