SP tem alerta para onda de calor, com previsão de até 40°C
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para uma onda de calor provocada pela atuação de uma massa de ar quente sobre o território paulista, entre sexta-feira, 28, e segunda-feira, 31. As altas temperaturas favorecem temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa em todo o Estado.
As regiões norte e nordeste do Estado de São Paulo devem ser as mais críticas – a temperatura pode se aproximar dos 40 °C e a umidade relativa do ar atingir valores inferiores a 12% nos períodos mais quentes do dia, como as tardes, informou a Defesa Civil.
Segundo o órgão, nas outras regiões do Estado paulista, as temperaturas devem variar entre 30°C e 35°C, com índices de umidade próximos ou até mesmo abaixo dos 20%.
Além disso, a combinação entre calor intenso, baixa umidade e persistência de tempo seco pode provocar uma forte sensação de calor, aumentar o desconforto térmico e intensificar o ressecamento do ambiente.
“A persistência dessas condições também favorece o ressecamento da vegetação, elevando significativamente o risco de queimadas e contribuindo para a rápida propagação de incêndios florestais”, disse a Defesa Civil.
Reunião com prefeituras e ações preventivas
Nesta quinta-feira (27), o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Rinaldo de Araujo Monteiro, deve se reunir com os municípios paulistas para apresentar um cenário meteorológico e alinhar ações de enfrentamento para enfrentar a onda de calor e prevenir queimadas.
A Defesa Civil recomenda que a população se mantenha hidratada, que evite exposição prolongada ao sol e atividades físicas intensas nos horários mais quentes do dia. “Também é importante manter os ambientes ventilados e redobrar os cuidados com crianças, idosos e animais”, informou.
No caso de queimadas e incêndios, a recomendação é não utilizar fogo para limpeza de terrenos, não queimar lixo ou resíduos e não descartar bitucas de cigarro às margens de rodovias ou em áreas de vegetação seca. A população deve redobrar a atenção, especialmente em áreas rurais e locais com vegetação ressecada.
continue lendo
Jovem Pan
Campeões da Gastronomia 2026: veja os vencedores em 33 categorias de São Paulo
Premiação realizada pela GoWhere, em parceria com a Jovem Pan, reconhece restaurantes, bares, padarias e profissionais da gastronomia por meio de votação popular
- Jovem Pan News comemora cinco anos com presença na TV, no digital e agora em mais cidades da TV aberta Jovem Pan · há 1 dia
- Editorial: Pós-eleição, o Brasil precisa de um projeto de país Jovem Pan · há 2 dias
- Abstenções, brancos e nulos e “vira voto”: a anatomia da virada de Lula no 2º turno Matheus Alleoni · há 3 dias
- Ministro do TSE impede suspensão do canal ‘Exército do Lula’ sem votação em plenário Jovem Pan · há 5 dias