39 mortos achados em caminhão no Reino Unido eram chineses
A polícia britânica confirmou, nesta quinta-feira (24), que as 39 pessoas encontradas mortas em Essex, no sudeste do país, no interior de um caminhão frigorífico, eram de nacionalidade chinesa. Entre as vítimas, 31 eram homens e oito, mulheres, mas ainda não se sabe se eram imigrantes.
Na noite de quarta-feira (23), a polícia britânica fez operações de busca em duas propriedades na Irlanda do Norte, após a descoberta do veículo. Os 39 corpos ainda estão sendo identificados. As autoridades haviam divulgado antes que havia um adolescente entre os mortos, mas esclareceram, hoje, que trata-se de um adulto.
Uma grande investigação está em andamento para determinar as circunstâncias que levaram às mortes. O Ministério Público Federal da Bélgica informou que o contêiner do caminhão passou por Zeebrugge no dia 22 de outubro.
A polícia britânica foi alertada durante a madrugada pelo serviço de emergência sobre os corpos encontrados em uma zona industrial de Grays, Essex, a 30 km de Londres. O motorista, de 25 anos e procedente da Irlanda do Norte, foi detido por suspeita de assassinato.
A imprensa do Reino Unido identificou o motorista e informou que seu nome é Mo Robinson, residente da cidade norte-irlandesa de Portadown, no condado de Armagh. Foi nesta região que foi realizada a operação da noite de quarta-feira. Questionada por jornalistas, a polícia não confirmou o nome.
Rota
A rota do caminhão está sendo determinada. De acordo com a polícia britânica o reboque do caminhão chegou aproximadamente às 23h30 (19h30 em Brasília) de segunda-feira (21) a Purfleet, porto do Tâmisa, procedente de Zeebrugge, Bélgica, enquanto a cabine partiu da Irlanda do Norte.
As autoridades também confirmaram o emplacamento do veículo na Bulgária em 2017, mas afirmaram que o veículo não retornou ao país desde então. “Não há conexão, apenas com as placas”, disse o primeiro-ministro búlgaro, Boyko Borissov.
A tragédia motivou pedidos de combate aos traficantes de seres humanos. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, considerou o ocorrido uma “tragédia inimaginável”.
Também na quarta-feira, a polícia de Kent anunciou que localizou e transferiu para as autoridades de imigração nove pessoas encontradas vivas em um caminhão em uma rodovia ao sudeste de Londres.
*Com Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Mundo
Vaticano informa que Papa Leão XIV se recupera bem após cirurgia no pulmão
Pontífice permanece internado em hospital de Roma após remoção de parte do pulmão direito
- Ataque russo atinge usina elétrica na Ucrânia e deixa dois mortos em Kiev AFP · há 14 horas
- Papa Leão XIV nomeia e transfere bispo no Brasil; saiba quem é Estadão Conteúdo · há 15 horas
- Papa Leão XIV retira parte do pulmão e tem câncer confirmado, diz Vaticano Jovem Pan · há 19 horas
- Papa Leão XIV passa por cirurgia para retirada de nódulo no pulmão Jovem Pan* · há 21 horas