Apesar de avanço da Covid-19, chineses iniciam feriadão do Ano Novo Lunar
A partir desta quinta-feira, 19, milhões de chineses viajaram para suas cidades natais para celebrar o feriado prolongado do Ano Novo Lunar com a família, uma situação que traz preocupações para o presidente Xi Jinping pelo potencial de propagação da Covid-19 nas áreas rurais. A previsão do governo é de mais de dois bilhões de viagens em um período de 40 dias entre janeiro e fevereiro na China, o que representa um dos maiores deslocamentos em massa de pessoas do mundo. A chegada às áreas rurais de dezenas de milhões de habitantes pode levar a um aumento do número de casos de Covid-19 nessas localidades, onde existem poucas infraestruturas de saúde. Nesta quinta-feira, as principais estações de trem em Pequim e Xangai estavam completamente lotadas. Com a chegada do feriado, o presidente Xi Jinping manifestou sua preocupação com o impacto da doença nas áreas rurais. “Xi disse que está especialmente preocupado com as áreas rurais e a população rural, depois que o país fez ajustes em suas medidas de resposta à Covid-19”, disse a agência de notícias estatal Xinhua sobre os telefonemas feitos pelo governante às autoridades locais.
O presidente “insistiu nos esforços para melhorar os cuidados médicos para os mais vulneráveis ao vírus nas áreas rurais”, acrescentou a Xinhua, citando as conversas de Xi em uma série de videoconferências realizadas nesta quarta-feira, 18, com profissionais de saúde, pacientes com Covid-19 e trabalhadores. “A prevenção e o controle da epidemia entraram em uma nova fase e ainda estamos em um período que requer grandes esforços (…) para suprir as lacunas nas áreas rurais”, afirmou. Em dezembro, Pequim recuou da estratégia chamada de “Covid zero” imposta pelas autoridades desde o início da pandemia. Essa política desacelerou a economia do gigante asiático e desencadeou grandes manifestações contra as medidas restritivas ao redor do país. Nesta quarta, Xi avaliou que adotar essa política foi uma “boa escolha”. Desde a supressão da política de “Covid zero”, o país registrou um aumento impressionante de casos.
Inúmeros relatos e informações circulam nas redes sociais sobre essa disparada. Nesse contexto, a agência chinesa reguladora do ciberespaço anunciou na quarta-feira que reforçará sua vigilância contra “informações falsas” no período de festas para evitar o aumento dos “pensamentos negativos” on-line. O órgão pediu que se evite “boatos” e “[falsos] testemunhos de doentes”, criados, segundo ele, para chocar os internautas. Afirmou, ainda, que esta campanha pretende remover os conteúdos que “induzirem o público ao erro”.
[jp-related-posts ids=”1360882,1360200″]
*Com informações da AFP
continue lendo
Mundo
Trump negocia acordo para manter militares americanos na Venezuela, diz jornal
Washington discute regras para presença militar no país, segundo o New York Times
- Partido ultraortodoxo retira apoio a Netanyahu e complica formação de governo em Israel Jovem Pan · há 51 minutos
- Banco francês sofre ataque hacker e tem prejuízo estimado em R$ 615 mi Jovem Pan · há 2 horas
- Entenda crise bancária no Paraguai que levou à renúncia do presidente do Banco Central Jovem Pan · há 9 horas
- Presidente da Câmara dos Representantes nos EUA vai renunciar após derrota republicana Jovem Pan · há 10 horas