Arábia Saudita anuncia que mais de 1.300 pessoas morreram durante peregrinação para a Meca
A Arábia Saudita anunciou, neste domingo (23), que mais de 1.300 pessoas morreram durante a grande peregrinação para a Meca, realizada recentemente no país sob calor intenso. Os sauditas ressaltaram que a maioria dos falecidos durante a peregrinação muçulmana do hajj não tinha autorização para participar deste encontro anual. “Infelizmente, o número de mortos chegou a 1.301, dos quais 83% não estavam autorizados a participar do hajj. Eles percorreram longas distâncias debaixo de sol, sem abrigo ou conforto adequado”, reportou a agência de notícias oficial saudita. Na semana passada, um balanço feito com base em comunicados e boletins oficiais de diplomatas envolvidos nas respostas de seus respectivos países estimou o número de mortos em mais de 1.100.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Diplomatas árabes disseram que entre os falecidos há 658 egípcios – 630 deles peregrinos não registrados. Riade não havia comentado publicamente as mortes ou fornecido seu próprio balanço até este domingo. Na sexta-feira (21), no entanto, um alto funcionário saudita divulgou um balanço parcial de 577 mortos nos dois dias mais movimentados do hajj: 15 de junho, quando os peregrinos se reuniram para horas de oração sob um sol abrasador no Monte Arafat, e 16 de junho, quando eles participaram do ritual do “apedrejamento de satanás” em Mina.
Publicado por Carolina Ferreira
*Com informações da AFP
[jp-related-posts ids=”1640882,1639999″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Trump promete atacar o Irã com ‘muita força’ se país estiver envolvido com atentado em voo
O copiloto teria agredido o comandante antes que os passageiros conseguissem impedir a queda do avião
- Protestos estudantis na França deixam 65 feridos e quase 2 mil detidos Europa Press · há 2 horas
- Expectativa de vida recupera quase o nível anterior à pandemia de covid, diz OMS AFP · há 2 horas
- Trump não acredita que Netanyahu tenha sido avisado sobre o 7 de outubro Estadão Conteúdo · há 18 horas
- Nasa lança missão Crew-13 com 4 astronautas à Estação Espacial Internacional Júlia Lara · há 19 horas