Desfile da Vitória em Moscou reunirá líderes de 29 países, incluindo Lula e Xi Jinping
O Kremlin anunciou, nesta terça-feira (6), que 29 líderes estrangeiros, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu homólogo chinês, Xi Jinping, estarão em Moscou na sexta-feira (9) para o Desfile da Vitória contra os nazistas. O desfile que comemora o 80º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazista gera expectativas, pois é visto como uma oportunidade para o governo russo reunir apoio para sua ofensiva na Ucrânia.
“Esperamos a presença de 29 líderes estrangeiros no Desfile da Vitória”, disse Yuri Ushakov, assessor diplomático do presidente Vladimir Putin, aos repórteres. O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, chegou a Moscou nesta terça-feira após uma visita inicial a São Petersburgo, informaram a mídia cubana e a agência de notícias russa Sputnik.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Os presidentes chinês e brasileiro, Xi Jinping e Lula, ouvirão o discurso de Putin na Praça Vermelha. Moscou também anunciou a presença dos líderes da Indonésia, Burkina Faso, Bósnia, Vietnã, Egito, Zimbábue, Iraque, Congo, Mianmar, Etiópia e Guiné Equatorial, que se juntarão aos aliados tradicionais da Rússia na Ásia Central, entre outros.
Também é esperada a presença do primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, que desafia a posição da UE; do chefe de Estado sérvio, Aleksandar Vucic, e do presidente dos sérvios da Bósnia, Milorad Dodik. “Formações de 13 países desfilarão”, incluindo tropas da China, Egito, Vietnã, Mianmar e várias ex-repúblicas soviéticas, acrescentou Ushakov.
Kiev alertou tropas de terceiros países nesta terça-feira para não marcharem ao lado de soldados russos na Praça Vermelha, dizendo que isso equivaleria a “compartilhar a responsabilidade” pelas ações de Moscou na Ucrânia.
*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira
[jp-related-posts ids=”1948571,1948498″]
Assuntos
continue lendo
Política
Quais aliados de Flávio já reconheceram a vitória de Lula em contraste com o senador
Lula venceu com 51,79% dos votos válidos contra 48,21% de Flávio, diferença de cerca de 4,4 milhões de votos
- ‘Sem mudança radical’: resultado das eleições em Israel não dão esperança a palestinos AFP · há 1 hora
- Espanha decreta três dias de luto por colisão entre trens que deixou 69 mortos Jovem Pan · há 2 horas
- Morre aos 92 anos juiz que conduzia ação contra Maduro nos EUA AFP · há 14 horas
- Trump diz que não vai se ‘envolver’ sobre Flávio afirmar ser ‘presidente eleito do Brasil’ AFP · há 16 horas