ONU pede resposta regional para crise dos venezuelanos
O diretor da Organização das Nações Unidas (ONU) na Colômbia, Santiago Martin, pediu neste sábado uma resposta regional para a crise provocada pela saída de cidadãos da Venezuela.
De acordo com Santiago, as consequências não são apenas para a Colômbia, mas também para os países da região e, por isso, é preciso procurar “respostas para uma situação que é excepcional”. Segundo ele, o movimento migratório já excedeu os parâmetros inicialmente projetados.
De acordo com dados da ONU, cerca de 2,3 milhões de venezuelanos deixaram o país diante da profunda crise que a nação vive. Destes, cerca de 1 milhão se estabeleceu na Colômbia, embora outros 35 mil cruzem a fronteira diariamente, muitos para comprar produtos básicos e outros para deixar a Venezuela de vez.
Santiago disse que a ONU procura “acompanhar e articular respostas em vários campos”, mas especialmente em termos de “política pública eficaz” para atender todos os envolvidos.
Ele também elogiou o governo do presidente colombiano Ivan Duque por ter “como um dos temas prioritários” a atenção a este fenômeno e agradeceu a população pela “generosidade” em receber imigrantes.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Colômbia é atingida por tremor de magnitude 4,9 semanas após terremoto devastador
Autoridades não relataram vítimas e a presidência informou que mantinha comunicação com os organismos de gestão
- Pessoas correndo, prédios destruídos: veja vídeos da destruição no Nepal e na China Jovem Pan · há 9 horas
- ICE bate recorde e realiza quase 50 mil prisões de imigrantes em julho Estadão Conteúdo · há 10 horas
- Netanyahu chama iranianos de ‘selvagens’ e descarta acordo diplomático AFP · há 11 horas
- Inundações deixam ao menos 160 mortos e mais de 380 turistas desaparecidos no Nepal Jovem Pan* · há 12 horas