Pentágono estima que conflito no Irã vai durar mais 4 ou 6 semanas
Agora em sua terceira semana, a guerra dos Estados Unidos e Israel contra o Irã deve levar entre quatro e seis semanas para ser concluída, de acordo com previsões do Pentágono, afirmou neste domingo o diretor do Conselho Econômico da Casa Branca, Kevin Hassett.
Em entrevista à CBS News, Hassett disse que até ontem, o departamento de defesa norte-americano acreditava que levaria de quatro a seis semanas para “completar a missão”, e que os EUA “estão adiantados”. “”Esperamos que a economia global tenha um grande choque positivo assim que isso acabar”, previu o principal assessor econômico do governo Trump.
Segundo Hassett, as estimativas do Pentágono são de que os ataques ao Irã tenham custado cerca de US$ 12 bilhões até o momento.
Também durante entrevista ao mesmo canal hoje, o secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, questionado sobre quanto tempo o conflito iria se estender, respondeu que, na pior hipótese, “serão semanas, e não meses”. Também avaliou que o cenário iria melhorar bastante após o encerramento da guerra. “Teremos um período temporário de preços de energia elevados, mas não será longo. No pior cenário, são semanas, e não meses”, disse.
Wright e Hassett, assim como outros altos funcionários da administração Trump, têm tentado controlar o ânimo dos americanos em meio à escalada dos preços de energia, defendendo que o objetivo de eliminar a ameaça do Irã à estabilidade do Oriente Médio vai valer a pena.
“Por 47 anos, o Irã travou guerra contra os Estados Unidos e, ao longo desses 47 anos, eles tentaram minar o desenvolvimento energético e a infraestrutura energética de todos os seus vizinhos, como estão fazendo agora, e é hora de pôr um fim nisso“, declarou Wright.
*AFP
[jp-related-posts ids=”2114610,2114606,2114604″]
continue lendo
Mundo
Presidente do Fed nos EUA se diz preocupado com inflação: ‘Foco deve ser nos preços’
Kevin Warsh afirmou, nesta sexta-feira (28), que possível alta nos juros nos Estados Unidos é 'preocupante'
- Mortos no Nepal e na China chegam a 586 após avalanche; ao menos 2.400 estão desaparecidos AFP · há 1 hora
- Justiça dos EUA suspende medida de Trump que restringia voto por correio AFP · há 10 horas
- Número de mortos no Nepal e no Tibete chega a 552 após avalanche AFP · há 11 horas
- Como foi o eclipse que deixou 96,2% da Lua escurecida nesta madrugada Estadão Conteúdo · há 11 horas