Polícia britânica investiga fundação do príncipe Charles por suborno
A Scotland Yard, sede central da polícia de Londres, abriu uma investigação sobre as doações recebidas pela Prince’s Foundation, fundação do príncipe Charles. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 16, mas o escândalo envolvendo a instituição veio à tona no ano passado. De acordo com um comunicado da Scotland Yard, “esta decisão é consequência da análise de uma carta de setembro de 2021 e tem relação com matérias da imprensa sobre supostas ofertas de ajuda para garantir honras e cidadania (britânica) a um cidadão saudita”.
Os investigadores entraram em contato com pessoas suspeitas de terem informações relevantes e com a Prince’s Foundation, que forneceu uma série de documentos. A principal suspeita é que o ex-ajudante de Charles, Michael Fawcett, que pediu demissão em novembro de 2021, tenha usado suas influências para ajudar o empresário saudita Mahfouz Marei Mubarak bin Mahfouz, um generoso doador de instituições beneficentes ligadas à monarquia britânica, a ser agraciado com uma condecoração.
De acordo com o jornal Sunday Times, Mahfouz foi nomeado comandante do Império Britânico pelo príncipe Charles em uma cerimônia privada no Palácio de Buckingham, em novembro de 2016. O evento não foi incluído na lista oficial de compromissos reais. Ainda segundo a imprensa, o herdeiro britânico aceitou centenas de milhares de euros de um doador russo, o que levou a uma investigação por parte do órgão independente que regula as instituições de caridade na Escócia. O presidente da Prince’s Foundation, Douglas Connell, renunciou ao cargo, mas negou qualquer irregularidade.
*Com informações da AFP
Assuntos
continue lendo
Mundo
Congresso dos EUA aprova novo pacote de sanções contra a Rússia
A medida dá autoridade a Trump para impor tarifas contra os compradores de petróleo e gás russo
- Esquerda conquista vitória nas eleições parlamentares na Suécia AFP · há 57 minutos
- EUA criticam Canadá, México e China por falhas no combate ao tráfico de drogas Estadão Conteúdo · há 14 horas
- Banco Central dos EUA eleva juros para faixa de 3,75% a 4% ao ano AFP · há 19 horas
- Desabamento de prédio em Gaza deixa pelo menos 21 mortos AFP · há 19 horas