Polônia anuncia detenção de homem por suposto plano para matar o premiê
O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, anunciou neste domingo (11) a detenção de um homem acusado de planejar um assassinato contra ele e contra o seu ministro da Defesa.
Algumas horas antes, o Ministério do Interior anunciou uma reunião de emergência após receber relatórios da polícia sobre um possível atentado contra Tusk e seu vice-primeiro-ministro, Wladyslaw Kosiniak, que também chefia a pasta da Defesa.
“O homem que ameaçava com um ataque foi detido”, escreveu o primeiro-ministro na rede social X. Ele também elogiou a polícia por sua “ação rápida e decisiva”.
Habitualmente seguro, o país membro da Otan e da UE estava em alerta máximo após vários ataques com arma branca na última semana, que Tusk atribuiu a um “culto à violência”.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Polônia busca saída para crise institucional
A crise entre o Executivo centrista de Tusk e a oposição, que vinha latente desde seu retorno ao poder em 2023, piorou na sexta-feira com a intervenção da polícia no Tribunal Constitucional em Varsóvia
- Partidos nos EUA finalizam campanha antes das eleições lesgislativas de terça-feira AFP · há 11 minutos
- Copilota de avião que caiu nos EUA e matou 9 era filha de brasileiros; conheça Jovem Pan · há 2 horas
- Impunidade após mortes de jornalistas aumenta pela 1ª vez desde 2012, diz Unesco AFP · há 7 horas
- Rússia retoma ataques em região ucraniana após fim da trégua mais longa desde 2022 AFP · há 7 horas