Doações para reconstrução de Notre-Dame geram polêmica na França
As doações milionárias feitas por empresas para a reconstrução da Catedral de Notre-Dame, que foi parcialmente destruída por um incêndio na última segunda-feira, 18, está gerando polêmica. O assessor de uma das famílias mais ricas da França, os Pinault, donos de marcas como Gucci Yves St. Laurent, sugeriu, pelo Twitter, que as empresas que estão doando dinheiro para a causa deveriam ter uma dedução fiscal maior do que os 66% que normalmente recebem.
Não demorou muito para que críticos e figuras da esquerda se manifestassem em relação à proposta. Eles argumentam que o dinheiro usado para reerguer a Notre-Dame poderia ser usado em programas sociais para diminuir a desigualdade, que cresce no país. Segundo o jornal The New York Times, o funcionário dos Pinault foi a uma rádio nacional para se explicar e dizer que não pediria a dedução.
As empresas que estão anunciando doações para a Notre-Dame são as maiores e mais ricas da França. A polêmica acontece num momento em que Emmanuel Macron está pressionado a ceder às reivindicações dos coletes amarelos, entre elas a redução de impostos.
Há dez dias, o presidente anunciou um pacote de medidas de redução de impostos que será detalhado em meados deste mês.
Assuntos
continue lendo
Mundo
França investiga lançamento de coquetel molotov contra a polícia como “tentativa de homicídio”
Centenas de milhares de pessoas voltaram às ruas da França pelo terceiro sábado consecutivo para protestar contra o aumento do custo de vida
- Nove pessoas morrem após queda de avião em avenida na Flórida; veja vídeo Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Binance registra retiradas líquidas de US$ 3,64 bilhões após retomada de saques Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Eleições legislativas nos EUA: cenários para a reta final do segundo mandato de Trump Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Eleições nos EUA: democratas lideram pesquisas e ameaçam maioria republicana no Congresso Jovem Pan · há 4 horas