Trump critica Ucrânia por não agradecer esforços dos EUA para alcançar a paz
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou neste domingo (23) que “a liderança ucraniana” não agradeceu os esforços americanos para pôr fim ao conflito com a Rússia, enquanto se aproxima o limite do prazo – o próximo dia 27 – que concedeu à Ucrânia para aceitar seu plano de paz.
“A ‘liderança’ da Ucrânia não expressou nada de gratidão por nossos esforços”, escreveu Trump em sua rede social própria, a Truth Social. A mensagem continuou com a retórica habitual do presidente americano, que assegurou que a guerra nunca teria começado com ele no poder e criticou a hipocrisia da União Europeia (UE) por continuar comprando petróleo russo.
As palavras de Trump coincidem com a reunião que o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o enviado especial da Casa Branca para missões de paz, Steve Witkoff, realizaram hoje em Genebra com uma delegação ucraniana para conversar sobre o plano de paz proposto por Washington.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_4anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Trump havia concedido à Ucrânia até 27 de novembro para aceitar o plano, embora ontem tenha declarado à imprensa que não era sua última oferta para Kiev.
Entre os pontos do plano de 28 pontos mais desfavoráveis para a Ucrânia destacam-se a exigência de que reduza os efetivos de seu Exército e a de que retire suas tropas de todo o território da região de Donbass que segue sob seu controle.
*Com informações da EFE
Publicado por Nícolas Robert
[jp-related-posts ids=”2080677,2080611″]
Assuntos
continue lendo
Economia
Brasil pode se beneficiar de nova cota de Trump para carne bovina, diz ministério
Medida assinada pelo presidente dos EUA na quarta-feira (26) reduz tarifa de importação para 300 mil toneladas entre setembro e novembro
- Justiça dos EUA suspende medida de Trump que restringia voto por correio AFP · há 5 horas
- Número de mortos no Nepal e no Tibete chega a 552 após avalanche AFP · há 7 horas
- Como foi o eclipse que deixou 96,2% da Lua escurecida nesta madrugada Estadão Conteúdo · há 7 horas
- EUA, Coreia do Sul e Japão realizarão exercício militar trilateral em setembro Estadão Conteúdo · há 7 horas