Trump pede que a ONU responsabilize a China pelo coronavírus
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu, em discurso na Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (22), que as Nações Unidas responsabilizem a China pela pandemia de Covid-19. “Precisamos responsabilizar a nação que lançou essa praga sobre o mundo: a China”, disse, ressaltando que o vírus Sars-CoV-2 apareceu pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan. “A OMS, virtualmente controlada pela China, declarou falsamente que o vírus não era transmitido entre humanos”, lembrou Trump. “As Nações Unidas precisam responsabilizar a China pela doença”, pediu novamente.
[jp-related-posts ids=”981833,981471,981381″]
Antes, o presidente americano prometeu que os Estados Unidos vão “acabar com a pandemia“. “Nós vamos distribuir a vacina, derrotar o vírus e acabar com a pandemia”, disse. Ele também afirmou que o “vírus chinês” tomou milhares de vidas, mas que os esforços do governo americano fizeram com que outras milhares de vidas fossem salvas e que três vacinas fossem estudadas. Donald Trump termina em janeiro de 2021 o primeiro mandato como presidente americano e concorre à reeleição no pleito de 3 de novembro.
Ainda no discurso, Trump pediu para que a ONU foque em “problemas reais” e pare de criticar os Estados Unidos, principalmente em relação ao meio ambiente. “Aqueles que atacam a excelente proteção ambiental dos EUA enquanto ignoram a poluição chinesa não estão interessados no meio ambiente”, disse. “Eles querem apenas punir os EUA e eu não vou permitir isso”, continuou. “Se as Nações Unidas querem ser uma organização efetiva, precisam focar nos problemas reais do mundo. Isso inclui terrorismo, a opressão das mulheres, trabalho forçado, tráfico de drogas, de pessoas e sexual, perseguição religiosa e limpeza étnica de minorias religiosas”, disse o presidente americano.
continue lendo
Mundo
EUA atacam suposta embarcação do narcotráfico e deixam quatro mortos no Caribe
Mais de 200 pessoas já morreram em ataques na região, segundo um levantamento da AFP
- Rússia enfrenta fortes ataques ucranianos no último dia das eleições AFP · há 1 hora
- Candidata é morta a tiros durante ato de campanha no Peru AFP · há 14 horas
- Sauditas acusam houthis de disparar míssil contra Riade AFP · há 15 horas
- Apoiada pelo Brasil, Bachelet desiste de candidatura para chefiar secretaria-geral da ONU AFP · há 15 horas