Brasil tem 621 casos de coronavírus e 7 mortos

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2020 10h01
EFE/ Mauricio Dueñas Castañeda No mundo, mais de 220 mil foram infectados e mais de 10 mil morreram

O balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (19) apontam que o Brasil tem, até o momento, 621 infectados pelo novo coronavírus. Das sete mortes, cinco foram registradas em São Paulo e outras duas no Rio de Janeiro. Agora, o órgão começará a divulgar apenas os casos confirmados e as mortes pelo país.

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal concentram o maior número de infectados: são 286, 65 e 42 — respectivamente. Já o Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Rondônia e Roraima ainda não tem casos confirmados.

Transmissão comunitária

Segundo o Ministério, a transmissão sustentada — que acontece quando não é possível identificar a origem da contaminação — acontece em dois Estados, três capitais e uma região de um estado do Sul.

São eles: Estado de São Paulo e Pernambuco; cidade do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre; e a região da cidade de Tubarão, em Santa Catarina.

Mundo

No mundo, mais de 220 mil foram infectados e mais de 10 mil morreram. Após a China começar a controlar a situação após três meses de pânico, a Europa é considerada o novo epicentro da pandemia. A Itália, a Espanha, a França e Portugal registram números alarmantes.

A OMS recomenda que os testes para detecção da doença sejam aplicados em massa para identificar precisamento os infectados e eles possam ser isolados. Isso “achataria a curva” da disseminação da doença.

O Brasil contraria a OMS e só testa pacientes sintomáticos e que caracterizam um panorama mais grave. O governo federal teria comprado kits da Fiocruz para 30 mil testes em laboratórios públicos e, ainda assim, pretendo economizar e priorizar pessoas com complicações.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.