Bolsonaro acusa ONGs de queimadas na Amazônia: ‘governadores são coniventes’

  • Por Jovem Pan
  • 21/08/2019 11h05 - Atualizado em 21/08/2019 11h07
Presidência da República Segundo o presidente, pessoas que tem tirado fotos da queimada atearam fogo nos locais

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, nesta quarta-feira (21), que Organizações Não Governamentais (ONGs) atuantes na Amazônia podem ter causado, de modo proposital, os incêndios na floresta. De acordo com ele, essa seria uma maneira de fazer”campanha” contra ele próprio e o governo brasileiro.

“O crime existe, e isso aí nós temos que fazer o possível para que esse crime não aumente, mas nós tiramos dinheiro de ONGs. Dos repasses de fora, 40% ia para ONGs. Não tem mais. Acabamos também com o repasse de dinheiro público. De forma que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro. Pode estar havendo, não estou afirmando, ação criminosa desses ‘ongueiros’ para exatamente chamar a atenção contra a minha pessoa, contra o governo do Brasil. Essa é a guerra que nós enfrentamos”, declarou enquanto deixava o Palácio da Alvorada.

Bolsonaro também acusou alguns governadores da região de serem “coniventes” com esses incêndios criminosos. “Não quero citar nome, que está conivente com o que está acontecendo e bota a culpa no governo federal. Tem estados aí, que não quero citar, na região Norte, que o governador não está movendo uma palha para ajudar a combater incêndio. Está gostando disso daí”, disse, acrescentando que “tem governo estadual que não fez nada, e pode fazer”.

Segundo o presidente, as entidades de apoio ao meio ambiente “perderam a boquinha” e existe a hipótese de que as mesmas pessoas que têm registrado imagens das queimadas na Amazônia para divulgação estariam por trás do incêndio. “Pelo o que tudo indica, o pessoal foi para lá filmar e tacaram fogo. Esse é o meu sentimento. O fogo foi tocado em lugares estratégicos na Amazônia toda”, afirmou.

Ele ressaltou que é contra os incêndios criminosos e que fará “o possível” para combater as queimadas, mas que quer “mostrar a verdadeira face” do que supostamente estaria acontecendo através de ONGs. “Temos que combater o crime, depois vamos ver quem é o possível responsável pelo crime. Mas, no meu entender, há interesse dessas ONGs, que representam interesses de fora do Brasil.”

Combate

Questionado se o bloqueio de recursos do Fundo Amazônia pode prejudicar ações de combate ao fogo, Bolsonaro afirmou que 40% dos recursos serviam para “bancar ONGs”. “Me aponte uma árvore plantada com esse recurso que veio de fora”, desafiou. O presidente também disse que é “ingenuidade” pensar que países como Noruega e Alemanha enviariam recursos do exterior sem querer algo em troca. “Não existe amizade entre países, existe interesse”, disse.

O presidente informou que o governo está discutindo desde ontem de que forma pode ajudar a combater os incêndios, citando os ministérios da Defesa, Meio Ambiente e Justiça. “A Justiça pode mandar, acredite, 40 homens da Força Nacional para lá. É uma gota d’água no meio do oceano. As Forças Armadas, devemos usar, talvez a partir de amanhã, unidades ali da região, porque não tem como deslocar daqui para lá. Vai faltar comida para o Exército a partir de setembro. É a situação em que nós nos encontramos.”

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.