Governador de MG afirma que vítimas de chuvas não obedeceram orientação

  • Por Jovem Pan
  • 26/01/2020 17h29
LUIDGI CARVALHO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Até o momento, 37 pessoas já morreram em decorrência dos temporais

Romeu Zema (NOVO-MG), governador de Minas Gerais, reforçou, neste domingo (26), que parte das vítimas das chuvas que assolaram o estado não seguiram a orientação da Defesa Civil. Até o momento, 37 pessoas já morreram em decorrência dos temporais em Minas Gerais. O governo estadual decretou estado de emergência em 47 municípios.

“Há áreas que qualquer chuva maior pode ocasionar um deslizamento. Inclusive, muitas das vítimas que tivemos nesta semana foram porque não obedeceram aquilo que foi orientação dos bombeiros e da Defesa Civil. Uma das famílias onde nós perdemos quatro pessoas chegou a desocupar a residência e depois voltou”, afirmou, em entrevista coletiva.

Zema completou: “Então, esse tipo de fato é que nós realmente precisamos estar priorizando.”

Recursos

O ministro do Desenvolvimento Regional, Márcio Canuto, confirmou que o Governo Federal vai disponibilizar R$ 90 mi para auxiliar os municípios atingidos pelas chuvas em Minas Gerais.

Neste domingo, Canuto se reuniu com Zema e com os prefeitos das cidades. De acordo com ele, há possibilidade de aumentar os recursos com remanejamento orçamentário.

O Ministério disponibilizará técnicos para auxiliar as prefeituras na solicitação dos recursos. “É essencial preparar as cidades”, disse o ministro em entrevista coletiva em Belo Horizonte. Segundo Canuto, o objetivo é não deixar que a burocracia atrapalhe neste momento. O Governo Federal deverá publicar ato reconhecendo a situação dos municípios para a liberação do recurso.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.