Inclusão de dados da iniciativa privada deve ampliar testagem da covid-19 de 8 mil para 30 mil
O governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou a inclusão dos testes para covid-19 realizados na iniciativa privada ao cadastro público. Isso deve aumentar em até 4 vezes a testagem monitorada diariamente no Estado.
O governo estadual aumentou a testagem de mil, no início de abril, para 8 mil nesse momento. De acordo com Doria, essa nova contagem deve elevar a testagem diária para 30 mil.
A iniciativa privada já realiza 20 mil testes por dia, mas agora será obrigatória a notificação ao setor público. Segundo o governador, a inclusão dará uma visão mais abrangente da pandemia e como combatê-la.
De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, também está sendo realizado um trabalho retroativo quanto aos números das últimas semanas.
Números atualizados
O Estado de São Paulo tem, nesta segunda-feira (8), 144.593 casos confirmados de covid-19. O número de óbitos também aumentou para 9.188.
A taxa de ocupação das UTIs no Estado está em 67,5% e na Grande São Paulo o número chegou em 75,5%. Estão internados, entre confirmados e suspeitos, 4.816 em UTI e 7.792 em enfermarias.
Novos respiradores
João Doria também anunciou a entrega de mais 830 novos respiradores para hospitais públicos da Região Metropolitana, do interior e da Baixada Santista. Já foram entregues 1.607 equipamentos para reforço no combate da pandemia.
Ao longo das duas próximas semanas vão ser entregues mais mil respiradores para demandas regionais. O Estado de São Paulo dobrou o número de leitos de UTI desde o início da pandemia e, até o fim de junho, serão ao todo 8.800.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.