Pela 1ª vez, interior de SP registra mais contaminados por Covid-19 que a capital

  • Por Jovem Pan
  • 22/06/2020 15h52 - Atualizado em 23/06/2020 08h23
Lidianne Andrade/Estadão Conteúdo Homem usa máscara para se proteger da infecção pelo novo coronavírus

A pandemia do novo coronavírus está avançando mais no interior de São Paulo que na capital, segundo os dados da gestão João Doria (PSDB). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (22) pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

“O interior passou a capital em número de novos casos neste fim de semana, com 14,5% a mais de casos”, afirmou Vinholi. “Isso registra uma inversão na lógica de que a capital era o epicentro da crise, nesse primeiro momento significa uma atenção maior nos gestores desses municípios.”

De acordo com o governo de São Paulo, o estado chegou à marca de 12.634 mortes e 221.973 casos de Covid-19. SP também registra 5 680 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e outros 8.249 nas enfermarias, com casos confirmados ou suspeitos de coronavírus.

A taxa de ocupação é de 65%, considerando todo o estado, e de 68,5% na Grade São Paulo.

Doria pode acionar a Justiça

O governador João Doria afirmou que irá acionar o Ministério Público e a Justiça caso alguma prefeitura não respeite as medidas estabelecidas no Plano São Paulo, o programa de reabertura gradual da economia lançado pelo governo. “Em nome da vida e da saúde, recorreremos a todas as medidas de ordem judicial para proteger vidas.”

Segundo Doria, o estado também vai aumentar os certificados de testagem para empresas privadas. “Estamos fazendo isso há quatro semanas e, agora, ampliando ainda mais”, disse o governador. “O correto monitoramento do avanço da doença auxilia na tomada de decisões contra a propagação do vírus.”

No início da entrevista coletiva, o governador prestou solidariedade após o País atingir a marca de 50 mil mortos por coronavírus. “É uma dor profunda para todos nós e principalmente para aqueles que atuam na ponta da saúde: médicos, enfermeiros, paramédicos.”

O governador cobrou, ainda, o uso de máscaras em locais públicos e associou as pessoas que desrespeitam a ordem ao “bolsonarismo”. “Mesmo que você seja seguidor do bolsonarismo, do [presidente Jair] Bolsonaro, de ideologia, proteja sua vida. Não vale a pena entregar sua vida à ideologia, ficar infectado, correr risco de vida para fazer valer uma ideologia”, disse. “Se você não respeita a condição da própria vida, deveria pensar na vida dos seus famílias, de pais, irmãos, avós… Não faz sentido não usar máscara: as máscaras protegem.”

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.