Prefeitura do RJ autoriza retorno de 14 mil vendedores ambulantes às ruas

  • Por Jovem Pan
  • 04/06/2020 15h48
DANIEL RESENDE/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Pessoa andando na Lagoa Flexibilização da quarentena na cidade foi anunciada no início desta semana

A Prefeitura do Rio de Janeiro autorizou que 14 mil vendedores ambulantes licenciados retomem suas atividades na capital fluminense. Assim como a maior parte do comércio em geral, os camelôs não haviam sido contemplados na flexibilização da quarentena anunciada pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) no decreto assinado na segunda-feira (1º), mas foram incluídos em edição extra do Diário Oficial no dia seguinte.

O relaxamento anunciado na segunda autorizou o retorno apenas de lojas de móveis e decoração, além das concessionárias de veículos. Crivella considera que esse tipo de comércio não causa aglomeração, e a liberação permitiria o início de uma abertura que ele classificou como “lenta, gradual e com segurança”.

Na quarta-feira (3), o Rio de Janeiro bateu recorde de registro de óbitos pelo novo coronavírus: foram 324, elevando o total a 6.010 desde o início da pandemia. Ao todo, 59.240 casos da doença já foram confirmados no estado, 32.951 apenas na capital.

O prefeito tem justificado a abertura gradual das atividades alegando que o município zerou a fila de espera para UTIs. Nesta quinta (4), segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede SUS da cidade é de 90%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria para pacientes com suspeita é de 55%.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.