Ricardo Nunes nomeia superintendente do Smart Sampa como comandante da GCM

Eliazer Rodella assume o posto em substituição a Agapito Marques, que liderava a corporação desde 2021; novo chefe da Guarda Civil Metropolitana diz que focará na prevenção em vez do combate direto

  • Por Jovem Pan
  • 17/01/2025 09h42 - Atualizado em 17/01/2025 17h15
  • BlueSky
GABRIEL SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), participa de cerimônia da troca de comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM), na Academia de Formação de Segurança Urbana, no bairro do Belém, zona leste de São Paulo, nesta quinta-feira, 16. Nunes anunciou o nome de Eliazer Rodella como o novo comandante-geral da GCM O prefeito Ricardo Nunes anunciar Eliazer Rodella (à dir.) como novo comandante-geral da GCM

O prefeito Ricardo Nunes anunciou Eliazer Rodella como o novo comandante geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. A decisão foi oficializada em uma cerimônia realizada na quinta-feira (16), com a presença do prefeito. A escolha de Rodella foi delegada ao Secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, ex-prefeito de São Bernardo do Campo. Rodela assume o posto em substituição a Agapito Marques, que liderava a GCM desde 2021.

Durante a cerimônia de posse, Eliazer Rodella destacou sua abordagem inovadora, focada na prevenção em vez do combate direto. Ele enfatizou que a Guarda Civil Metropolitana priorizará ações preventivas para garantir a segurança dos cidadãos paulistanos. Rodella afirmou que o combate será uma medida de último recurso, e que a população poderá se sentir mais segura ao transitar pela cidade. O novo comandante também defendeu o uso do Smart Sampa, um sistema de monitoramento com cerca de 20 mil câmeras espalhadas por São Paulo, como uma ferramenta crucial para a segurança pública.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Antes de assumir o comando da GCM, Rodella era responsável pelo Smart Sampa, e ele destacou a eficácia da tecnologia em seu discurso. Segundo ele, no ano passado, 400 criminosos foram presos sem a necessidade de confrontos armados, graças ao uso das câmeras de vigilância. Essa abordagem tecnológica e preventiva é a principal bandeira do prefeito Ricardo Nunes para a segurança pública na capital paulista.

*Com informações de Beatriz Manfredini

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

AúdioJovem Pan NewsSão Paulo - SP

Programação Ao Vivo