São Paulo terá primeira onda de frio do inverno nesta semana; temperatura pode chegar a 5°C
Paulistano, pode se preparar: nesta semana, a capital enfrentará o famoso “efeito gangorra” com dias quentes, frios, com sol e também com chuva.
De acordo com a equipe de meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a previsão indica que a cidade terá sol e calor até a quarta-feira (3). Na quinta (4), o tempo deve virar com a chegada de uma frente fria que traz chuvas (que podem ser fortes em alguns momentos) e queda nas temperaturas.
As precipitações continuam na sexta (5), diminuindo durante a tarde. A mínima prevista será de 11°C e a máxima não deve passar dos 16°C. E, ainda segundo o CGE, tudo indica que nas madrugadas de sábado (6) e domingo (7) haverá mínima em torno de 5°C — o que marca a primeira onda de frio intensa do inverno 2019.
“O motivo para essa queda acentuada de temperatura é uma frente fria que vem acompanhada, em sua retaguarda, de uma forte massa de ar frio de origem polar que vai passar pelo bloqueio atmosférico que manteve o tempo seco e as temperaturas elevadas nas últimas semanas”, explica o meteorologista do CGE, Thomaz Garcia.
Histórico
A temperatura mínima mais baixa do ano ocorreu em 09/06/2019 quando a cidade marcou 9,4°C de média. Já a menor mínima média de toda a série (analisada desde 2004) foi de 3,5°C em 13 de junho de 2016. Nesse mesmo dia foi observada a menor temperatura mínima absoluta, com -0,6°C na estação de Capela do Socorro, na Zona Sul.
Previsões para julho
A tendência para julho é a continuidade do fenômeno El Niño que esquenta as águas do Pacífico Equatorial e consequentemente as temperaturas. A média das mínimas previstas para o mês é de 12,6°C com máximas de 22,9°C. Com relação às chuvas, a média para o mês é de 43,5mm.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.