Weintraub: Universidades federais têm ‘100% do orçamento’ desbloqueado
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou, nesta sexta-feira (18), descontingenciamento total do orçamento das universidades federais. Segundo ele, o congelamento de recursos não chegou a prejudicar nenhuma das ações da pasta.
“100% de todo o orçamento para o custeio das universidades federais e institutos está sendo descontingenciado neste momento. Foi feita uma boa gestão. Administramos a crise na boca do caixa. Vamos terminar o ano com tudo rodando bem”, declarou.
No mês passado, o MEC (Ministério da Educação) já havia anunciado o desbloqueio de R$ 2 bilhões em recursos da pasta. Na época, os recursos do descontingenciamento foram enviados para o orçamento discricionário – que envolve despesas básicas, como luz e água, mas não pôde ser utilizado, por exemplo, para o salários.
Segundo o ministro, os R$ 2 bilhões tiveram como destino principal as universidades e institutos federais, que receberão 58% do valor. Outra parte da verba também irá para a compra de livros didáticos, exames da educação básica e o pagamento de bolsas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.