China: Médico diz que surto da Covid-19 em Pequim está ‘sob controle’

  • Por Jovem Pan
  • 18/06/2020 08h40
Roman Pilipey/EFE O especialista opinou que a nova onda de contaminações está relacionada ao armazenamento de moluscos em mercados de baixa temperatura e umidade

O chefe de epidemiologia do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, Wu Zunyou, disse nesta quinta-feira (18) que o surto de Covid-19, detectado há uma semana em Pequim “está sob controle”. Ele afirma que novos surtos eram “esperados”.

“Nos próximos dias, continuaremos vendo novos casos confirmados, mas a transmissão do vírus está sob controle, de modo que a curva será achatada gradualmente. O surto está sob controle.Isso não significa que os casos diminuirão drasticamente, a curva diminuirá gradualmente. Haverá novas infecções, mas esporadicamente”, disse Wu, em entrevista coletiva em Pequim.

O especialista opinou que a nova onda de contaminações está relacionada ao armazenamento de moluscos em mercados de baixa temperatura e umidade, como teria acontecido no mercado de Xinfadi, onde o surto teve origem.

“Ainda são necessárias mais pesquisas, mas acho que essas condições fazem com que o vírus se esconda e sobreviva. No ano passado, quando os casos começaram em Wuhan, especialistas suspeitavam que os animais selvagens fossem a causa. Esse novo surto em Pequim nos fez olhar para trás: oferece uma nova direção para resolver esse mistério”, afirmou.

Wu acrescentou que o número de vendedores de frutos do mar excede o de outras barracas no mercado e que, de acordo com estudos epidemiológicos, esses vendedores desenvolveram sintomas da Covid-19 “muito cedo”.

A capital chinesa elevou o nível de resposta de emergência da doença na tentativa de conter a propagação do surto. Além disso, pessoas que testaram positivo para a Covid-19, casos assintomáticos, pessoas que apresentam sintomas ou que estiveram no mercado não podem deixar a cidade. No momento, apenas o bairro de Huaxiang, onde o mercado está localizado, é considerado uma área de alto risco.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.