Covid-19: Diretor-geral da OMS afirma que seis vacinas estão em fase avançada de testes

Três estão sendo desenvolvidas na China, duas em farmacêuticas americanas e uma no Reino Unido

  • Por Jovem Pan
  • 06/08/2020 14h08
REUTERS/Dado Ruvic//File Photo Mais de 160 laboratórios estão na luta por uma vacina contra a Covid-19

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta quinta-feira, 6, que seis candidatas à vacina contra o novo coronavírus estão em “fase muito avançada”, o que deixa esperanças para uma imunização da população em breve. O líder da agência, que no início dessa semana admitiu que “talvez nunca haja uma panaceia contra essa pandemia“, explicou que algumas vacinas geram otimismo, embora tenha reforçado que é preciso esperar a conclusão de todas as pesquisas e resultados dos testes.

Três das seis vacinas mencionadas por Tedros são desenvolvidas na China, enquanto as outras estão sendo estudadas nos laboratórios das empresas farmacêuticas americanas Pfizer, Moderna e da britânica AstraZeneca, esta última em colaboração com a Universidade de Oxford. O diretor das Emergências de Saúde da OMS, Mike Ryan, acrescentou que, assim que algum deles mostrar bons resultados, “a vacina será produzida e a população será imunizada, mas devemos ser cautelosos e observar possíveis efeitos adversos antes de vacinar milhares de pessoas”.

Ele lembrou que, juntamente com esses candidatos, cerca de 160 outros laboratórios estão trabalhando para obter uma vacina, a primeira que seria obtida contra um coronavírus. No último final de semana, a Rússia anunciou que uma vacina desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa Epidemiológica e Microbiologia Gamalei está em sua última fase dos testes e pode ser inoculada na população a partir de outubro, embora a OMS tenha mostrado cautela a esse respeito.

*Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.