Estudo aponta que o novo coronavírus já circulava na Itália em dezembro

  • Por Jovem Pan
  • 19/06/2020 09h12
EFE/EPA/SIMONE VENEZIA Os resultados, confirmados em dois laboratórios diferentes com dois métodos diferentes, mostraram a presença da Covid-19 nas amostras colhidas em Milão e Turim em 18 de dezembro de 2019

O novo coronavírus já estava circulando em Milão e Turim, cidades no norte da Itália, desde dezembro de 2019. É o que aponta uma análise do Instituto Superior de Saúde italiano (ISS) das águas residuais coletadas antes da detecção oficial do primeiro caso no país, em 21 de fevereiro deste ano.

As amostras coletadas em purificadores dos centros urbanos do país mostram que a Covid-19 já estava circulando entre a população, conclui o relatório, acrescentando que “fornece informações consistentes com outros resultados obtidos com a análise em outros países”.

Em detalhes, ele cita um relatório sobre pacientes hospitalizados na França e um estudo espanhol em que traços do patógeno também foram encontrados em amostras de águas residuais coletadas de meados de janeiro, em Barcelona, aproximadamente 40 dias antes do primeiro caso local ser registrado. O estudo examinou 40 amostras de águas residuais coletadas entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020 e 24 amostras de controle entre setembro de 2018 e junho de 2019, o que permitiu excluir com segurança a presença do vírus antes do mês de dezembro.

Os resultados, confirmados em dois laboratórios diferentes com dois métodos diferentes, mostraram a presença da Covid-19 nas amostras colhidas em Milão e Turim em 18 de dezembro de 2019 e em Bolonha, em 29 de janeiro deste ano.

Ao todo, 34.514 já morreram por infecções causados pelo coronavírus na Itália, enquanto os casos da doença chegam a 238.159 até o momento.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.